segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A profissão de piloto não é para qualquer um, é só para os que amam loucamente a profissão - Comandante Pedro Persivo

Imagem: Internet

Estou para conhecer uma profissão mais exigente do que a profissão do piloto. Qual profissão você conhece onde o profissional tem que passar por exames médicos anuais? Exame de sangue, exame de urina, eletrocardiograma, teste ergométrico, eletroencefalograma, psicotécnico anual, exame dental, audiometria, entrevista clínica. Colesterol alto? Glicemia alta? Psicotécnico duvidoso? E lá se vai o aviador passar por mais inspeções e pesquisa mais acurada.
Fica afastado de voo e a incerteza da continuidade na profissão bate forte. Só se voa se a saúde estiver em dia e se a mente estiver ok. Treinamento em simulador de voos é obrigação anual para quem voa jatos e aeronaves considerada tipo.
Alto investimento financeiro por parte dos empregadores e para os aviadores, desempregados, um investimento proibitivo que tem que ser feito para se manter "empregável".
Monomotor, fogo no motor, descompressão e descida de emergência fazem parte de um cabedal de panes e situações adversas que treinamos. Mais uma vez, somos cobrados, temos que mostrar proficiência, mais uma vez, ficamos no fio na navalha.
Um insucesso no treinamento e prontamente somos julgados, nivelados por baixo e criticados pelos demais e pelos empregadores. Quantas histórias já escutamos de aviadores que foram ceifados do mercado devido a um insucesso no simulador de voo? A aviação é uma profissão egoísta e cheias de capricho.
Não se é aviador na essência sentado no sofá de casa e junto a quem você ama. Só somos aviador na essência da palavra, dentro de uma cabine, dentro de um quarto de hotel e respirando a poeira do mundo. A distância dos familiares, amigos e de nossa casa é o preço a ser pago. Quantas vezes perdemos momentos importantes familiares por dedicação à nossa profissão? Ser um aviador de sucesso é saber, às duras penas, aprender a comandar a cabeça e o pensamento e ao comandar o fechamento da porta de nossas aeronaves, deixar lá fora toda a ansiedade, toda a saudade, toda a ausência e focar no que é importante, o voo.
Motores acionados e a cabeça do aviador, já deve estar andando à frente do seu avião. Se o avião se desloca à 850 km/h, a mente do aviador deve estar há pelo menos 10% acima desta velocidade. Aviador onde a mente chega depois da aeronave, morre cedo e mata os semelhantes. A opinião pública é sempre implacável quando falhamos.
Observo nos dias atuais vários jovens desejando ser aviador para poder viver o glamour da profissão e sem ter o elã necessário para executá-la. Ser aviador exige algo mais. Algo inexplicável! Certa vez, escutei de um comandante muito experiente a seguinte afirmação: "conheço um aviador quando ele passa a perna para sentar no cockpit." Achei aquilo marcante e interessante e hoje, após mais de 21 anos de profissão, sei que o velho piloto estava correto. Todas as vezes que passo a perna por sobre o assento para sentar em meu assento, lembro da afirmação acima e um bom sentimento me invade. Sei que escolhi o caminho certo. Sei que escolhi uma bela profissão. Sei que sou aviador desde sempre e que o pouco que importa é o glamour, sei que o que pouco importa são os desafios e a cobrança. O mais importante é o amor! Tudo o que fazemos por amor, traz bons resultados. O amor tudo pode, tudo conquista! Céus de brigadeiro é o que desejo e também um pouco de vento de través para ficarmos sempre espertos! Bons voos!

Maria Tereza a amante mala sem alça - Comandante Pedro Persivo

Comandante Pedro Persivo e sua Maria Tereza

Falam as más línguas que todo aviador, por onde passa, tem uma mulher, uma asa quebrada.
Eu não nego e minha esposa sabe que eu tenho uma oficial, a minha Maria Tereza . Ela me acompanha há muitos anos em minhas viagens e tem sido uma bela companheira. Maria Tereza conheceu já vários lugares, trás nas suas rodas a poeira do mundo.
Certa vez, cansado de tantas idas e vindas, ao chegar no hotel, ao abrir a Maria Tereza, ela me presenteou com um tufo de pelos do Thor. Ela sabia que eu precisava deste mimo para me alegrar e guardou com carinho uma lembrança de meu menino. Muito gentil minha companheira de luta.
Outra vez, falei em voz alta: estou cansado de carregar esta mala! E não é que Maria Tereza me deu o troco: virou uma mala sem alça. Aprendi à duras penas a respeitá-la. Quantas vezes, na chegada dos voos na madrugada, me debrucei sobre ela enquanto aguardava o ônibus. Ela gentilmente me acolhia.
A Maria Tereza tem coração grande e sempre acolhe a minha saudade de minha casa e daqueles que tanto amo. O peso da saudade ela conduz com maestria, aquecendo os bagageiros frios por onde ela passa.
Uma coisa que me chama a atenção, quando chego em casa depois de uma jornada, é que o meu Thor, após me beijar, vai lá na Maria Tereza e cheira ela. Com certeza, com toda a sua sensibilidade e bondade, ele sabe o qual valorosa é a minha companheira.
Cheia de saudade, cheia de experiências, cheia de vida! Estamos juntos, companheira de jornada. Juntos voamos alto!

Texto postado no Facebook pelo amigo Pedro, casado com a Mariana, pai do Thor, do Jazz e da Cora filho dos queridos amigos amigos Geraldo e Iracema, de Recife
Foto e texto: Internet

Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo em menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero. O que estava escrito é muito interessante, leiam:
1. A vida não é fácil — acostume-se com isso.

2. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA!!! Faça certo da primeira vez!
9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
10. Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
11. Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.

A velha a fiar - Considerado o primeiro clip realizado no Brasil - Direção de Humberto Mauro

Esse clip criado em 1964 é considerado o primeiro realizado no Brasil e um dos primeiros do mundo.

Música: Aldo Taranto - A velha a fiar, canção popular

Interpretação: Trio Irakitã / Irakitan

Fotografia: José A. Mauro

Direção: Humberto Mauro

Criação: INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo - Ministério da Educação e Cultura - Brasil



Vídeo: YouTube