sábado, 7 de março de 2009

Olavo Bilac - Por estas noites

Enviado por Pedro Lago, do Corujão da Poesia -
6.3.2009 23h30m
Poema da noite (Semana Olavo Bilac)

Por estas noites - Olavo Bilac

Por estas noites frias e brumosas
É que melhor se pode amar, querida!
Nem uma estrela pálida, perdida
Entre a névoa, abre as pálpebras medrosas
Mas um perfume cálido de rosas
Corre a face da terra adormecida ...
E a névoa cresce, e, em grupos repartida,
Enche os ares de sombras vaporosas:
Sombras errantes, corpos nus, ardentes
Carnes lascivas ... um rumor vibrante
De atritos longos e de beijos quentes ...
E os céus se estendem, palpitando, cheios
Da tépida brancura fulgurante
De um turbilhão de braços e de seios.

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1865 — Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 1918) foi jornalista e poeta brasileiro e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias. Fez faculdade de Medicina até o quinto ano e apesar do grande talento, largou o curso e foi estudar Direito em São Paulo, mas foi no Rio de Janeiro que ingressou com muito êxito na imprensa literária. Considerado o maior poeta parnasiano brasileiro e também autor do Hino à Bandeira Nacional. Leia mais sobre Olavo Bilac.

Poema postado no BLOG DO NOBLAT
Foto BLOG DO PORTOCROFT

A importância da maçã

Tudo começou quando Adão e Eva foram despedidos por justa causa da Heaven Co. , só porque comeram uma única maçã da plantação de mais de 10.000 macieiras que cuidavam.

O pior é que inventaram a história da cobra. Como a cobra poderia ter induzido ao casal a comer a maçã?

E se era para ser um caso de sedução, porque a cobra não usou uma banana? Não havia sido ainda plantado uma bananeira?

Cobra não fala, segundo, falar com uma maçã na boca é como assobiar e chupar cana ao mesmo tempo, já tentou fazer?

Estátua de Guilherme Tell - Altdorf - Suiça

Depois teve o caso do Guilherme Tell, que enrolou todo mundo. Guilherme era zarolho e tinha que fazer exame de vista para poder tirar a carteira de cocheiro e ser contratado para ser o cocheiro real. Então o que ele fez?

Pegou uma maçã atravessou-a com uma flecha e em seguida fincou a flecha numa árvore numa altura acima da cabeça de seu filho Jr.

Nesse momento chegaram os examinadores e viram o Guilherme a uns 10 metros de distância e com o arco em posição de tiro. Ohhhh! exclamaram, que mira, que precisão, que visão.

Guilherme foi aprovado no exame de vista imediatamente, foi contratado pelo rei e trabalhou feliz até se aposentar.

Macieira de onde não caiu a maçã

Quando Isaac Newton, estava fazendo a sesta, preguiçosamente escarrapachado debaixo de uma macieira, quando , pimba! Levou uma maçãzada no cocuruto.
Dizem, que nesse momento ele pensou e formulou a teoria da gravidade. Concordo, mas antes de pensar e formulara a teoria, com certeza ele xingou uns bons palavrões.
Pergunto, quem consegue pensar alguma coisa quando dá uma topada, bate a canela numa quina, bate com o martelo no dedo ou bate a cabeça num poste. Solta é um sonoro palavrão, o que aliás é a melhor coisa para aliviar a dor, sem xingar a dor é mais intensa e demora mais a passar.


Temos a bruxa que envenenou a maçã e deu para a Branca de Neve. Na verdade a maçã não estava envenenada, continha entorpecente por isso ela acordou depois de um tempo, com uma baita larica. Se fosse veneno Branquinha teria batido as botas. Só não entendo como o golpe aplicado, hoje em dia, em que as pessoas são dopadas com algo na bebida e depois roubadas, enquanto estão apagadas, chama-se "Boa noite Cinderela". Na verdade deveria ser "Boa noite Branca de Neve" em homenagem a primeira personagem infantil a ser dopada.

Como no Brasil tudo termina em samba ou pizza, como sempre, fizeram uma marchinha de carnaval

História da Maçã (marcha/carnaval)
Composição: Haroldo Lobo e Mílton de Oliveira - 1954

Gravação de Jorge Veiga (Alô, alô aviadores do Brasil, aqui fala Jorge Veiga, lembram?)

A história da maçã
É pura fantasia
Maçã igual aquela
O Papai também comia

Eu li num almanaque
Que num dia, de manhã
Adão estava com fome
E comeu a tal maçã

Comeu com casca e tudo
Não deixando nem semente
Depois botou a culpa
Na pobre da serpente

História da BIG APPLE

As grandes cidades se transformam todos os dias. Antigos prédios vão abaixo, ruas são abertas, novas perspectivas desenham traçados diversos no mapa urbano. Mas algumas metrópoles do mundo fazem dessa revolução permanente uma verdadeira marca registrada. É o caso de Nova York ou, mais especificamente, da ilha de Manhattan, o coração financeiro e cultural da grande cidade americana. O projeto Manhattan Transformations pretende justamente recontar a história das incríveis mudanças da Big Apple através dos contornos diferentes do skyline no decorrer dos tempos e das alterações no traçado urbano. Impecável graficamente, a página consegue a proeza (rara) de educar e divertir.

Clique no link e veja as mudanças da Big Apple: www.skyscraper.org/timeformations/intro.html

MAÇÃ TECNOLÓGICA
A primeira logomarca da Apple Inc. foi desenhada pelo Steve Jobs e Ronald Wayne, que não é irmão do John. Vejam que ela mostra o Newton embaixo da macieira.
O segundo logo foi criado em 1976 pelo designer Rob Janoff, que era uma maçã com as cores do arco - íris mordida.
O logo atual foi criado em 1999, a maçã mordida cromada.

TORTA DE MAÇÃ DA VOVÓ DONALDA
INGREDIENTES:
MASSA:
250g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 tablete de margarina (100g)
1 ovo
1 gema (guardar a clara)
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de raspas de limão
1 colher (sopa) de suco de limão

RECHEIO:
6 maçãs
4 colheres (sopa) de açúcar
Suco de ½ limão

CREME:
500ml de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de baunilha
3 colheres (Sopa, rasas) de maisena
3 gemas
Suco das maçãs cozidas

MODO DE PREPARAR:
MASSA:
Misturar os ingredientes ate formar uma massa macia. Se necessário salpicar um pouco mais de farinha.

RECHEIO:
Descascar as maçãs, corta-las em lâminas e levar ao fogo com o açúcar e o limão. No inicio, tampar a panela para soltar liquido. Depois, deixe ferver ate vidrar com a panela aberta.
Colocar em uma peneira ou escorredor para soltar o liquido. Reserve.

CREME:
Bater no liquidificador os ingredientes do creme e levar ao fogo brando, mexendo sempre ate obter um mingau. Acrescentar o liquido que escorreu das maçãs. Deixe esfriar.

MONTAGEM:
Separar 2/3 da massa (reserve o restante) e abrir com rolo em superfície enfarinhada, de forma a cobrir a assadeira até as bordas.
Se necessário, cobrir a assadeira por partes e unir com os dedos.
Despejar o creme frio na massa, cobrir com as maçãs e enfeitar com tirinhas da massa reservada. Pincelar com clara e salpicar açúcar cristal ou comum.
Levar ao forno moderado (180g) por uma hora.
Deixe amornar e sirva com sorvete de creme ou depois de fria, manter na geladeira.


Poderiamos ainda falar da Maçã do amor e da "Mulher Maçã", sim já existe, é uma funkeira de 25 anos, está bem na moda mulheres com nome de frutas, "Mulher Melância", de plantas "Mulher Samambaia" , breve teremos a "Mulher Alface Hidropônico", terá a vantagem de gastar pouca água , mas no verão , sei não, sei não...

Fotos, gravuras, dados: Wikipédia e outros sítos da internet

TV educativa?

Já repararam com as novelas educam?

Todo rico de novela chega em casa e sem lavar as mãos, pega um copo, serve uma dose uísque, pega as pedras de gelo e põe no copo.
Será que todo rico bebe todos os dias quando entra em casa?
Pelo menos o nível de serviço na casa é muito bom, nunca que o porta gelo está vazio.

E a moçada que chega em casa e senta com os pés em cima do sofá geralmente branco.
Será que filho de rico é folgado assim mesmo? Mete as patas para sujar o sofá?

Porque as camas estão sempre sob as janelas? Aí, vale tanto para casa de rico, de pobre, hotel, fazenda, casa de praia, na capital, interior ou exterior.

E o tal de entrar e sair sem usar a chave, sai fecha a porta e a chave fica dependurada do lado de dentro. Chega a porta está sempre destrancada e fica assim. Atendem a porta sem olhar no olho mágico, aliás deve custar muito caro, pois raramente uma porta possui um.
Incrivel é como os edificios são sem segurança, não adiante ter porteiro, qualquer um entra e sai e bate na sua porta.
Ô inveja de morar numa cidade segura dessa, sô!

Beijar ao acordar, isso é que é amor maior, beijar com o maior bafão de múmia. Em compensação as mulheres acordam sempre lindas, cabelos penteados, maquiadas, sem olheiras ou olhos inchados, rosto lisinho sem amarrotado do travesseiro, imagino que elas já acordam com os dentes escovados, por isso beijam tanto ao acordar. Pode ser também que estejam fazendo merchandising de um novo creme dental super protetor com açaõ extra prolongada.

E as quantidades de luzes acesas? Ainda bem que os personagens não pagam as contas de luz e telefone.

Chuveiro, já prestaram atenção que pode ser uma mega mansão ou apezinho de suburbio, como sai um mijinho de água, sem pressão nenhuma?

Táxi, esse é o verdadeiro milagre. Com chuva ou sol, de dia ou de noite, é só sair à rua e zás, o táxi encosta na hora. Que cidade é essa? Que país é esse? Ô inveja!!!

Personagem estressado, sempre ganha uma caneca de café ou de chá bem quente e o que acontece? Todos os atores e atrizes fazem a mesma cena, seguram a caneca quente com as duas mãos.
E as formas que saem do forno? Seguram com um pano e no momento seguinte já pegam com as mãos desprotegidas. Êta turminha da mão resistente, sô.

Refeição em casa de pobre, dá gosto ver, todos seguram o "gaufo" ou a colher toscamente e falam todos de boca cheia. Tô cansado de ver gente de classe média e até mais bem posicionados com uma total falta de classe para comer, mas a TV insiste de mostrar que pobre é mal educado.

E por último, o "COBERTOR MILAGROSO". Sempre após uma cena de violência ou de acidente, os sobreviventes estropiados, se abraçam e se beijam, enrolados num cobertor, nenhuma cara de dor, de pavor, nada. O cobertor sara tudo, a cena fica mais pungente com a famosa caneca de café fumegante presa entre as duas mãos e o cobertorzinho nas costas.

Isso é que é cultura e diversão. As novelas são os melhores programas humorísticos da TV.
E a meleca é a mesma em qualquer lugar que você ligar uma TV.

Mini Moranga Recheada com carne de sol

Lave a mini moranga, enxugue. Faça uma tampa em torno do cabo (reserve as tampas), retire as sementes com uma colher de sobremesa. Esfregue azeite por dentro e por fora. Passe sal por dentro e por fora, até sentir o sal na mão. Reserve.
Pique um tomate maduro, retire as sementes.
Cozinhe e desfie 300 g de carne de sol, já ferventada no leite para tirar o sal
Rale meia cebola pequena.
Ponha a mini moranga para assar em fogo pré-aquecido no máximo, até que ela fique macia, experimente com um garfo pequeno, o garfo deve penetrar facilmente na casca.

Enquanto isso refogue a carne de sol com a cebola e um pouco de tempero de alho e sal.
Adicione o tomate picado e 1 colher de requeijão de copo ou de creme de leite fresco. Misture bem. veja se precisa apurar o sal com muito cuidado.Recheie a mini moranga pré-assada, coloque uma fatia de mussarela no fundo da moranga, em seguida a carne e cubra com mais uma fatia de mussarela.

Coloque as tampas e leve novamente ao forno, por cerca de 25 minutos ou até a mussarela derreter.

Sirva quente como entrada ou acompanhado de arroz branco.

Dicas: O recheio pode ser de camarão, frango desfiado, carne seca. Pode-se fazer com a mini Pumpkin, eu prefiro. As quantidades acima recheiam duas mini morangas.