sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ricardo Ferrari - Artista plástico

Ricardo Ferrari, artista plástico, nasceu em Belo Horizonte em 1951.

31 anos de carreira, autodidata, mora em Rio Acima, região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais. Seus quadros já foram expostos em galerias pelo Brasil e em diversos países.

Tive a oportunidade de conhecê-lo na casa do amigo Guga Schultze, pessoa simples, tranquilão, na dele.
Fui conhecer alguns de seus quadros numa das lojas da Errol Flynn Galeria de Arte, situada na Clínica de Olhos Dr. Ricardo Guimarães na região limítrofe com a cidade de Nova Lima.

Seus quadros abordam o imaginário infantil, fazendo nos relembrar das brincadeiras de infância vividas em cidades do interior.
Ferrari, trabalha com artes plásticas desde 1979, já ganhou diversos prêmios e participou de dezenas de exposições coletivas e individuais.

Soltando pipas

Sonhos infantis

Crianças na Maria Fumaça

Composição

Brincadeiras de criança

Brincadeiras de criança (Patinete)

Brincadeiras de criança

Folguedos infantis
Pesquisa, fotos e gravuras dos quadros: Internet

16 comentários:

  1. Oi Ricardo Ferrari,
    Boa Tarde,
    Sou coordenadora da Educação Infantil do Colégio Kennedy - João Monlevade, e este ano 2012, como proposta de artes, estamos realizando com as crianças a apreciação de suas obras e a releitura de algumas e o resgate das brincadeiras que fizeram parte da nossa infância.
    Estamos todos encantados (alunos, pais, professores e funcionários) com suas obras e história.
    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Ana,vou encaminhar seu comentário, por intermédio de amigos, ao Ricardo Ferrari.
    Obrigado pela sua visita ao blog. Volte sempre por aqui. Um grande do Universo.

    ResponderExcluir
  3. Os quadros de Ricaro Ferrari me trazem muita felicidade! Parabéns!
    Karen Saliba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Karen, que bom ter recebido sua participacao no blog. Realmente as obras de Ricardo sao de uma beleza e leveza que nos fazem recordar bons momentos da infancia.
      Um grande abraco do Universo

      Excluir
  4. O médico de meus filho tem um quadro do Ricardo, com o qual fico maravilhada e não me canso de olhar. Agradeço à genialidade do Ricardo, por nos proporcionar o resgate das lembranças de infância. Gostaria muito de saber os locais de exposição e onde poderia conhecer mais seu trabalho e, quem sabe, adquirir alguma peça.

    ResponderExcluir
  5. A escola da minha está trabalhando as obras do autor Ricardo Ferrari e eu estou amando. Ela também, claro. Inclusive tem as imagens da sua obra no livro dela. Ela tem 4 anos e estuda em uma escola particular em São Luís do Maranhão. Parabéns ao artista.

    ResponderExcluir
  6. Ola Ricardo boa noite sou aluna universataria do curso de pedagogia na cidade de uberaba mg,e minha professora esta realizando um seminario em minha sala e meu grupo esta falando sobre voce suas obras gostaria muito que vc me falasse algo para nos servir de motivacao nos dando mais detalhes de sua obra ..estou adorando seu trabalho ..desde ja agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Obrigado por visitar o blog. Para contato com o Ricardo ferrai tente o número:
      31 991991980 ou no Facebook dele. Talvez você possa obter o que precisa.
      Grande abraço do Universo

      Excluir
  7. boa tarde
    sou professora de Artes na escola municipal Manoel Gonçalves Moreira, em São Gonçalo do Rio Abaixo, MG. Estamos desenvolvendo com nossos alunos uma sequencia com suas obras. Está sendo de grande valia pois está vindo de encontro com o projeto Brinquedos de Quintal. Gostaríamos de convidá-lo para nos fazer uma visita, deixarei o telefone da escola para contato 31 3820 1924.
    Professora Maria Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Professora Maria Santos, obrigado por visitar meu BLOG DO UNIVERSO.
      Não tenho contato direto com Ricardo Ferrari. Enviei um e-mail para ele com a sua solicitação de contato.
      Abaixo os dados sobre Ricardo, espero que consiga obter contato.

      Grande abraço do tamanho do UNIVERSO

      Highlights info row image
      rferrari.com

      INFORMAÇÕES DE CONTATO

      Ligar 31 991991980

      ricardoferrari51@gmail.com
      MAIS INFORMAÇÕES

      Sobre
      Artista plástico que tem o universo do brincar como fonte de inspiração.

      Biografia
      Artista plástico, autodidata, Ricardo Ferrari possui vários prêmios em seu currículo.
      Vive em Rio Acima (MG), onde trabalha em seu atelier.

      Excluir
  8. Bom dia ! Meu nome é Janaína, sou professora de Educação Infantil em SBC, estou trabalhando suas obra com a minha turma. Como sempre as crianças estão apaixonadas. Parabéns pelo seu trabalho !!
















    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    No ano de 2022, eu e minha parceira vamos fazer um Projeto de Resgate de Brincadeiras com as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. O Ricardo Ferrari será uma de nossas inspirações. Vamos estudar sua biografia, suas obras, realizar releituras e muito mais ideias. Se o Ricardo puder conversar conosco, seremos eternamente gratas. Milena, trabalho em uma EMEIEF de Santo André (Escola Pública).

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,
    No ano de 2022, eu e minha parceira vamos fazer um Projeto de Resgate de Brincadeiras com as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. O Ricardo Ferrari será uma de nossas inspirações. Vamos estudar sua biografia, suas obras, realizar releituras e muito mais ideias. Se o Ricardo puder conversar conosco, seremos eternamente gratas. Milena, trabalho em uma EMEIEF de Santo André (Escola Pública).

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, sou professora de uma escola Municipal de Santo André, no ano de 2.022 eu e minha parceira faremos um Projeto de Jogos e Brincadeiras e estamos pesquisando sobre o Ricardo Ferrari. Amei as obras dele. Já coloquei em nosso Projeto o estudo da Biografia dele, apreciação de suas obras e releituras. Gostaria muito a ajuda dele nesse Projeto. Quem sabe nos fornecer alguns materiais, um depoimento para mostrar as crianças, seria muito legal.

    ResponderExcluir
  12. Ricardo ferrari eu amei as suas obras elas falam muito de brinquedos e brincadeiras,eu pesquisei bastante sobre as suas obras no Google.eu estou até estudando isso na minha escola.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Td bem? Sou professor no interior de São Paulo e estou trabalhando o resgate das brincadeiras de infância com a turminha do primeiro ano, eles me pediram para te ligar, porque queriam falr com vc você kkk teria essa possibilidade?

    ResponderExcluir