segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Uma velha, disfarçada e traiçoeira conhecida. A depressão.



Vídeo YouTube - Este vídeo foi criado e publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ajudar pessoas que sofrem ou conhecem alguém próximo que sofre do "mal do século 21", a chamada depressão. Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Projecções da OMS estimam que no ano de 2030, entre todas as doenças, a depressão será a mais comum. Existem tratamentos, mas menos da metade dos afetados pela doença recebem qualquer tipo de tratamento. Como existe uma grande hipótese da depressão se tornar uma doença crônica em que a pessoa pode ficar várias vezes doente ao longo da vida, o tratamento é fundamental.

Muito se fala de depressão, mas poucos conseguem realmente entender o problema. A ilustração do artista Matthew Johnstone pode ajudar muita gente direta ou indiretamente.

TODOS DEVIAM VER E COMPARTILHAR ESTE VÍDEO!

O texto abaixo foi escrito por minha filha que corajosamente se abriu e tenta com sua atitude e tratamento adequado, exorcizar essa doença vil, que chega de mansinho e vai dominando corpos e mentes, vontades e desejos.
Ela deseja que possa ser de utilidade para a conscientização de outras pessoas que estão com depressão a buscarem ajuda especializada, apoio de amigos e família. Sobretudo, mostrar que é uma doença que tem tratamento e cura, principalmente se reconhecida e tratada imediatamente.
Para essa filha maravilhosa, batalhadora, mãe e esposa dedicada, profissional competente e sobretudo um ser corajoso, deixamos aqui, eu, minha mulher, seu irmão, marido, cunhadas(os), sobrinhos(as), tios (as), sogro e sogra, e seus amigos(as), nosso apoio a sua coragem de falar publicamente de sua doença.

Sem qualquer tentativa de glamourizar a doença, mas objetivamente como um desabafo e um alerta para todas as pessoas

Texto da Juliana postado no FB
"Ela é uma velha conhecida. Daquelas que ninguém quer encontrar ou falar sobre ela.
Ela simboliza o lado negro da força. Da vida. Uma chaga que ninguém vê mas sente. E sente em todos os órgãos do corpo. Mas ninguém entende porque a ferida não é visível.
É a falta de vontade de viver com a reação pela extrema ânsia de viver. O medo.
Talvez você já tenha encontrado com ela em algum momento da sua vida. Ou várias vezes. E a tenha negado. E se recolhido. E silenciado.
Sim, não falamos dela, nem gostamos de citar seu nome. Ela causa uma enorme vergonha.
Ela me acompanha há muitos anos. Nem sei quantos. Me debilita como um knock out num ringue.
Mas eu sou corajosa. Eu me reinvento e recomeço de novo.
É uma doença que a ferida não é visível, mas dói na alma. Provoca reações inesperadas e te faz perder amigos porque você sente tudo elevado a milésima potência, ou porque simplesmente é uma pessoa muito estranha. Desaparece, não quer falar com ninguém. Precisa se reorganizar.
Pode ter origem genética ou ser fruto de um desequilíbrio químico. Pode ser resultado de uma mudança de estações.
Só sei que parece não ter fim. E a sua sombra fica ali, esperando para voltar.
O nome disso é depressão. Falei dessa doença com poucas pessoas por vergonha. Vergonha porque eu mesma me pergunto a razão para sentir-me triste se tenho uma vida bacana, sou "saudável", chego onde quero, não me falta nada?
Porque parece fricote, bobagem, frescura comparado a problemas tão sérios de outras pessoas. Doenças as vezes sem cura. Fome. Falta de trabalho.
E esse negar a própria dor provoca mais sofrimento. Como eu, que sou exemplo de força e coragem para tanta gente posso "quebrar"? Por que eu não posso quebrar? Por que quebrar-se? São algumas elucubrações ao longo de cada crise.
Ela está aí. Resolvi falar dela, dar nome. Olhar de frente. Quem sabe ela vá de vez. Ou talvez aprenda a conviver com ela.
Sigo buscando respostas e ajuda. E decidi expor esse momento pois muita gente sofre em silêncio por vergonha ou por não saber o que se passa. E há quem chegue a extremos.
O que aprendi ao longo desses desagradáveis encontros é que preciso de ajuda. Profissional, da família, de amigos. Ninguém é forte o suficiente para lutar sozinho essa batalha.
E é viver um dia após o outro. Aos poucos ajustando a vida e essa ânsia de viver misturada a falta de vontade e o medo de viver.
E o pulso? Ainda pulsa."
Juliana Soares

Mensagens recebidas pelo FB, onde ela publicou o texto.
  • Marcia Kawase Que linda maneira de se expressar. Entendo a vergonha, o medo que se sente. Não tem regra, lei, época, motivo. 
    Um dia de cada vez. 
    Estamos juntas. De qualquer e de todo jeito.
  • Aurea Maranduba Tem mesmo que encarar e não ter medo de admitir.Isso faz parte de "ser forte", Ju.Não há por que se constranger..Força e fé!!!.Alimente-se do sorriso que você tem bem aí à sua frente.E siga em frente .Ora triste_por que não?_ ora alegre. Mas siga.Beijo .E lembre-se:tudo passa.tudo passa.(mas cuide-se).
  • Sonia L Nigri Tambem fiquei 'feliz' pela sua iniciativa e coragem. Orgulho de voce, Ju. Os principais medos e problemas tendem a diminuir quando encaramos de frente. E quando compartilhamos com pessoas queridas... Se cuida. To aqui sempre, como diz a Marcia Kawase, estamos sempre juntas. Bjos
  • Carlos Eduardo Sisso Ju, eu sim sei o que é não saber o que dizer agora.

    Não aquela forma leve com que você me escreveu ontem.

    Não saber o que dizer é essa vontade que eu tô de não dizer nada mesmo; só correr na sua direção, te dar um abraço e tentar achar um jeito de arrancar isso aí de dentro.

    Não se envergonhe do que fez.

    Você permitiu que outros pudessem ter acesso à intimidade silenciosa e solitária da sua dor, de maneira a torná-la menos solitária, menos silenciosa, menos dor.

    Por favor, se cuida.

    Se precisar, estamos todos por aqui, por aí. Você sabe quem e onde nos encontrar.

    Um beijo, minha amiga. Você vai sair dessa. Tenho certeza.
  • Clau Kogan Ju querida. Poucas vezes vi um texto tão sincero e verdadeiro. Me reconheci nas tuas palavras. Só queria te dizer que você não está sozinha. Não é preciso ter vergonha de nada, só a certeza de que, no teu íntimo, és mais forte do que este monstro que nos machuca a alma.
    Queria estar por perto para poder te dar um . abraço e conversar muito.
    Infelizmente não vamos conseguir nos ver quando você vier a SP agora, mas repito.... você é. mais forte do que ela. O Angelo me ensinou isto ... e sinceramente eu me sinto mais forte, eu comando minhas emoções e meu corpo ... nao ela ... Se precisar de alguma coisa estou por aqui e OBRIGADA por dividir teus sentimentos com a gente. Tenho orgulho de você!
  • Márcia Lage Ju, ficar doente não é sua culpa e nem motivo de vergonha. E depressão é doença! Não é fricote, nem bobagem, nem frescura e é tão sério e grave quanto qualquer outra doença. Ainda é mais cruel pq faz com q o doente se sinta pior pq não consegue "reagir", se "animar", q "não tem motivo pra sentir essa tristeza pq sua vida é tão boa", coisas ditas por pessoas q não compreendem o sofrimento q a doença causa independentemente de motivos externos. Além disso ela incapacita a pessoa de levar uma vida normal e lutar contra isso é difícil e doloroso. Nessa fase o q vc precisa, além da ajuda profissional, é de compreensão, carinho e apoio. Mesmo de longe, tô enviando tudo isso pra vc. Se cuida. Beijos.
  • Mercedes Basilio Parabéns Ju querida pela coragem!!!!!
    Sua coragem vai ajudar a muitas pessoas.
    Como Márcia Lage escreveu - não é frescura.....é doença. Vai passar!!!!
    Tudo passa!!!!
    Graças a Deus!!!!
    Mesmo de longe estou perto mandando força e carinho.
    Se cuida!!
    Bjs 
  • Juliana Soares Agradeço cada palavra de carinho. 
    Estou me cuidando direitinho. E,sim, só com força, coragem, apoio e cuidados a gente supera.
    Escrever é minha maneira de falar. E precisava transferir esses sentimentos a quem me desequilibra, a depressão.
    Senti cada abraço e isso conforta muito na dor.
    Espero, em breve, dizer que elástico foi e as cores voltaram a ser mais vivas e alegres e menos cinzas. Um beijo grande a todos.
  • Maurilo Andreas Ju, torço muito para que você tenha toda a tranquilidade, carinho e apoio do mundo para enfrentar essa luta. Um beijo muito grande. Ah, acho que esse texto deveria ser compartilhado, anonimamente ou não, para que mais pessoas possam se identificar, entender e começar sua caminhada contra a depressão sabendo que não estão sozinhos.
  • Walcira Maria Mendes Soares Coragem filha,essa é a palavra para descrever sua atitude e de enfrentar esse momento tão difícil.Ter amigos,família,mesmo que de longe,mas tão disponíveis para uma palavra de apoio e carinho é um conforto um afago,sim,nesse momento como é importante se sentir amparada,amada.Eu,sua mãe,te amo!
  • Silvana Barbara Ju, é isso. Estamos juntas. Beijo grande.
  • José Universo Soares Ju querida, falar e botar pra fora é um grande alento e sinal de que você está atenta. Você sempre foi uma lutadora e tem vencido seus desafios.Você sabe que conta nosso carinho, amor e apoio sempre. Sua coragem em compartilhar esse momento é muito importante para você, e para outras pessoas que sentem medo e vergonha de falar sobre suas necessidades. Beijo grande. Te amo.
  • Luz E Mar Rodrigues Soares Juliana, É só tristeza... Isto faz parte da nossa vida... Mas, ainda bem que passa... Pouco convivi com você... Mas, tenho convicção que você tem muitos motivos para ser feliz e agradecida. Tem um lindo filho, um dos mais belos de nossa família, um marido que parece que te ama, e é uma bela pessoa. Força!!! Console-se comigo...Tenho 66 anos e estou longe de todos os meus filhos e cuidando de uma mãe com Alzheimer... Força, vai passar... Quero te ver feliz e pondo a língua para fora... Com carinho e torcendo para que você fique bem...
  • Juliana Soares Mau Maurilo Andreas, obrigada. A idéia de escrever é justamente esta. É uma dor incompreendida e muitas vezes em silêncio. Se cada um que ler esse texto puder pedir ajuda é uma alegria para mim. A vergonha eu já perdi, portanto não preciso de anonimato. É esse anonimato que trás tanto sofrimento. Que seja compartilhado. E um graozinho de areia vai construir algo de positivo. Beijo
  • Paula Proença Ju querida, já passei por isso e é de fato terrível. Mas que Deus seja seu principal companheiro na jornada rumo ao arco-iris! Foi com Ele que saí do escuro e nunca mais voltei. Vou orar por você e pela sua plena recuperação. Um grande beijo!
  • Junia Moura Juju....minha tão amada amiga....estamos arragadas pela nossa sintonia, lembra ?!
    Há semanas e semanas que penso em te "skiper" e não sai do lugar...esse danado de fuso horario.
    Vc é iluminada de colocar pra fora esses fanstamas que ficam adormecidos e de repente se despertam, apesar de todo esse tumulto intérior vc nos dà uma bela lição de altruismo, sinceridade, coragem, lucidez, força !
    Tenho orgulho demais de vc ...Juju.....essa onda vem desequilibra um pouco os alicerces, mas ele é solido e logo vai estar de pé !
    Sinta-se muito amada......meus pensamentos estão em vc querida amiga !
    Beijo grande !
  • Renato Moraes Querida Ju, lindas suas palavras, mesmo em se tratando de algo sério e triste. Queria só lhe dizer que mesmo à distância estamos juntos pro que der e vier. Fique bem. Coragem sempre. Bjos
  • Rodrigo James Ju, muita coragem a sua! E falar é bom mesmo. Talvez te ajude muito. Apesar da distância e de nos encontrarmos poucos ao longos dos últimos sei-lá-quantos anos, tô aqui pro que puder ajudar. Bjos.
  • Thais Leal Tchutchukaaaa segura a peruca e tenha fé!!! Vc e iluminada com amor de sua familia, de seu marido e de seu presente divino que esse filhote delicinhaaaa vibre o bem e recebera o bem e a paz muita luz e brilhe porque nasceu para isso !!! Nao se esqueça disso!
  • Isabella Roscoe Ju vc não tem que se envergonhar . Já passei por isso cheguei no fundo do poço. Tenha fé que tudo vai dar certo e vc vai melhorar.
  • Cristina Rivetti Jú vc é e sempre foi corajosa e vai sair dessa mais fortalecida, busque a paz no seus amores, estamos juntos. Fé e muita paz! bjs 

Com nosso carinho e amor. Dedicamos a você essa linda música nossa garota iluminada 



2 comentários:

  1. Uma postagem bem feita, útil e corajosa!

    A depressão é a ferrugem do espírito. Vai corroendo ele aos poucos, até quebrá-lo.
    Por ter diferentes graus de intensidade, às vezes se apresenta de forma tão branda quanto prejudicial, pois não sendo percebida ou levada a sério por quem a sente, mina por anos as capacidades da pessoa.
    Em minha opinião, depressão e solidão são os males do século XXI. Relacionam-se intimamente e o contato com pessoas e remédios adequados são fundamentais para sua superação. Exercícios físicos, contato com a natureza, viajar para locais estimulantes e espiritualização (através da religiosidade e/ou meditação) são caminhos que conduzem a pessoa para longe desta condição prejudicial.

    Assim como os viciados, é necessário primeiramente admitir para si mesmo que se está com um problema que sozinho não consegue superar, para sair de uma destrutiva inércia solitária. É constrangedor, mas útil participar de um grupo de pessoas que passem pelo mesmo problema para compartilhar fragilidades e estratégias de superação, fracassos e sucessos, aumentando a consciência das possibilidades negativas da depressão e de como evitá-las.
    Depressão não é frescura ou uma fraqueza condenável do espírito, é uma deficiência de capacidade de vontade, que não se estabiliza com o tempo. Ou se está vigiando e agindo constantemente para eu ela diminua, ou ela estará constantemente aumentando.

    Força, persistência, esperança, humildade, vigilância e sorte são necessários para os deprimidos.

    ResponderExcluir
  2. Sylvio, muito obrigado pelo seu comentário. Como sempre você foi muito claro em suas observações. Grande abraço do Universo

    ResponderExcluir