terça-feira, 26 de março de 2013

Monteiro Lobato - Querem destruir sua obra

"Quem não lê, mal ouve, mal fala, mal escreve, mal vê".
Monteiro Lobato - Contista - Ensaísta - Tradutor

José Bento Renato Monteiro Lobato, nasceu em Taubaté, dia 18 de abril de 1882 e morreu em São Paulo, dia 4 de julho de 1948.
Há divergências quanto a data de sua morte, segundo as obras Monteiro Lobato/ por Paulo Martinez - São Paulo: Ícone, 2000  e Monteiro Lobato/ por Marcia Kupstas - São Paulo editora Ática, 1988, a data correta seria o dia 5 de julho de 1948, uma diferença de poucas horas entre a noite do dia 4 e a madrugada do dia 5.
Foi um dos mais influentes escritores brasileiros, um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções.

Metade de sua obra foi de livros infantis e a outra metade focada em contos, crônicas, livro sobre o ferro e o petróleo. Seu único romance foi O Presidente Negro.

Dentre suas obras mais conhecidas estão Reinações de Narizinho - 1931, Caçadas de Pedrinho - 1933 e O Pica Pau Amarelo - 1939.


Suas personagens mais conhecidas até hoje:
A boneca de pano Emília, que ameaçava "Guspir" nos companheiros de aventura. Pedrinho, o autor se identificava com o personagem quando criança. Visconde de Sabugosa, a Cuca que assustava a todos, o Saci Pererê, Dona Benta.

desenhossitio.blogspot.com

Escreveu muitas histórias que foram enorme sucesso: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

Escreveu ainda as obras: O escândalo do Petróleo, Urupês, 
O Choque das Raças, A Barca de Gleyre.

Monteiro Lobato, foi um nacionalista e ferrenho defensor da exploração do Petróleo brasileiro somente pelas empresas brasileiras.

Estão querendo proibir seus livros na escolas públicas, sob a acusação de conter idéias racistas. Li muitos de seus livros e em nada contribuíram para que eu me tornasse um racista, discriminador e não repeitasse a diversidade. Abaixo a burrice nacional.

Pesquisa, gravuras: Internet - Wikipédia - desenhossitio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário