sábado, 14 de abril de 2012

Robert Doisneau - 100 anos de um Grande Mestre da fotografia

"As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua". Robert Doisneau.


Robert Doisneau, pioneiro do fotojornalismo, nasceu em 14 de abril de 1912 e faleceu dia 1º de abril de 1994, aso 81 anos. Nasceu em Gentilly - Val de Marne, na França. Era um apaixonado por fotografias de rua, registrando a vida social das pessoas que viviam em Paris e arredores, mas também trabalhou em fotografias para publicações em revistas, realizou fotos comerciais para a marca Renault.


Foi um dos fotógrafos mais criativos e famosos da França. registrou momentos de Paris, de suas classes sociais. Muitas de suas imagens tinham um viés irônico. Publicou mais de 20 livros com uma visão do cotidiano humano e sua fragilidade.

 Em 1973 foi realizado o curta metragem "Le Paris de Robert Doisneau" e em 1992 o filme "Bonjour Monsieur Doisneau, da atriz e produtora Sabine Azéma.

 Suas fotos de Paris após o fim da Segunda Guerra e durante a década de 50, foram transformados em postais, calendários e tornaram-se famosos ícones da fotografia e da vida francesa.

  Robert Doisneau recebeu vários prêmios e foi nomeado Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra em 1984. Em 1986 recebeu o prêmio de Balzac (Honoré de Balzac), Grande Prêmio Nacional da Fotografia, em 1983, em 1956 o Prêmio Niépce (Nicéphore Niépce e o Prêmio Kodak em 1947.

Pablo Picasso

 Há várias escolas primárias com o seu nome. A Maison de la Photographie Robert Doisneau em Gentilly, é uma galeria batizada em sua homenagem.

Fotos e pesquisa: Internet - Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário