terça-feira, 24 de abril de 2012

Chico Anísio e suas 209 vidas - Show no Céu



Quando Chico se foi, recebeu mais do que merecidas homenagens de todas as TVs, rádios, jornais, revistas e blogs. Não há mais nada a dizer sobre esse grande humorista, ator, escritor, compositor, cantor, diretor, pintor, casador, casou cinco vezes, oficialmente. Tanto que era chamado, pelos amigos, em uma época, de Rua do Catete, tinha mais pensão para pagar do que o número de pensões que existiam na citada rua.

Chico foi um gênio. Nunca, nenhum ator criou tantas personagens, com suas carecterísticas, vozes, trejeitos, expressões, vestuário, maquiagem e com grande sucesso em todos eles.

Quem viu Chico atuar e gravar um programa na Tv, e era novo no ramo, se assustava ao saber que cada personagem que surgia para gravar era o mesmo Chico. Ele incorporava cada personagem e sumia o Chico.

Só para entender a grandeza da arte de Chico Anísio relaciono alguns dos maiores atores comediantes e humoristas que criaram um único tipo.

Charles Chaplin - Carlitos, Buster Keaton - um personagem de cara sempre fechada que nunca ria, Satan Laurel e Oliver Hardy - o Gordo e o Magro, Os irmão Marx Chico, Harpo, Groucho, Gummo e Zeppo, Bob Hope sempre representando ele mesmo, o francês Jacques Tati - Monsieur Hulot, Harold Llooyd - com a sua cara de bebezão, os 3 Patetas, Moe, Larry e Semp - puro pastelão grotesco, WC. Fields - um beberrão simpático que detestava as pessoas, Abbot e Costelo - Imitação sem graça do Gordo e o Magro. Mário Moreno, mexicano - criou o vagabundo Cantinflas, uma cópia do vagabundo de Chaplin, Jerry Lewis, sempre com as mesmas caretas e representando um tipo retardado, ingênuo e que sempre se dava bem.  

No Brasil, grandes atores comediantes e humoristas, como Mazzaropi, Jô Soares, Ronald Golias, Renato Aragão, Agildo Ribeiro, Nair Belo, Costinha, Oscarito e Grande Otelo, Rogério Cardoso, Zé Trindade, Brandão Filho, Walter D'avila, José Vasconcelos, Tom Cavalcanti e muitos outros da nova geração, criaram vários tipos engraçados, mas não atingiram a quantidade, qualidade e variação, como os tipos criados pelo MESTRE CHICO ANÍSIO.

Se Chico tivesse vivido nos USA e trabalhado em Hollwood, estaria a sua marca registrada na Calçada da Fama e teria com certeza pelo menos uma estátua de cada personagem em parques e portas de estúdios de cinema.

Dona Globo, fica aí uma sugestão, por tudo que Chico representou para a cultura brasileira e para a  empresa, espero que vocês coloquem pelo menos uma estátua, perpetuando a presença do Chico na entrada dos estúdios da Rêde Globo de TV, no PROJAC.
É uma forma de aplacarem a consciência de vocês pela maneira como trataram, nos últimos anos, uma pessoa do quilate e do artista que foi Chico Anísio.

Pesquisa: Internet e Wikipédia - Charge: Sinffrônio, enviada pelo amigo Amilcar Ziller de Brasília

2 comentários:

  1. O Chico foi realmente um gênio! Sua inteligência e seu humor farão falta neste mundo cada vez mais apressado e rude.

    ResponderExcluir
  2. Pena que no Brasil tendemos a não valorizar nossas melhores pessoas. Esquecemos rápido. Abraço do Universo

    ResponderExcluir