sexta-feira, 9 de março de 2012

Prato do dia - Rabada com mandioca e cebolinha

Rabada com mandioca e cebolinha - Clique nas fotos para ampliar

Ingredientes:
Dependendo do número de comilões mais de uma rabada com pedaços médios e pequenos (rabo de boi ou vaca, afinal, não sei qual dos dois entrou na fria e foi premiado), peça ao seu açougueiro para reservar com antecedência.
A quantidade de mandioca vai variar também, deve ser uma mandioca de qualidade, daquelas que desmancham ao cozinhar, pode ser do tipo cacau ou manteiga Foi usada a cacau.
Cebolinha picada a gosto - o ideal é colocar a cebolinha quando a rabada e mandioca já estiverem prontas para servir. Deixe ficar "no bafo" por uns minutos.
Fica melhor fazer com um molhe de Agrião, deixando-o no bafo como foi feito com a cebolinha.
Só não foi usado Agrião, por total preguiça de sair de casa para ir comprar.
Alho, cebola, sal, 1 folha de louro e pimenta para refogar a rabada e apurar o tempero a gosto do "Breguês".
Suco de 1 limão

Modo de preparar:
Deixe a rabada de molho, por cerca de 1/2 hora, em água com o suco de limão. A carne fica mais clara e sem o ranço da morte. Você acha que o animal morre feliz?
Escorra a água, passe mais uma água na rabada e ponha para refogar na panela de pressão, com óleo, e tempero de sal, alho e cebola.
Quando estiver refogada, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar, em fogo médio, por cerca de 20 a 25 minutos, após a panela começar a soltar o vapor (chiar).
Fica bem macia e começando a desmanchar. Retire a rabada e reserve.
Coloque a mandioca, em pedaços, para cozinhar na mesma água em que cozinhou a rabada. Deixe cozinhar em fogo médio, por cerca de 3 minutos, depois da panela começar a soltar o vapor (chiar).
Numa panela grande, coloque a rabada e a mandioca com o caldo do cozimento obrido na panela de pressão. deixe em fogo lento, tomar gosto, apure o tempero a gosto, junte uma folha de louro e quando estiver no ponto, apague o fogo e adicione a cebolinha ou o agrião, ou os dois, tampe a panela e deixe no bafo para o agrião amolecer.
Sirva em seguida com arroz branco.
A porção que está na foto, dá para 4 pessoas comerem muito bem.
Uma pinguinha mineira - dose pequena, familiar, somente para tirar o zinabre da serpentina e abrir os caminhos - e uma cervejinha no ponto, são bem vindos como acompanhantes e para lubrificar o "papo", se é que alguém vai querer perder tempo conversando nessa hora tão importante.

DICA: 1 - Adenir, não vale cerveja sem álcool e nem fazer regime nessa hora.
              2 - Reserve os ossos para a cachorrada, eles também são filhos de Deus


Preparo do prato: WALCIRA - Fotos, lavar as vasilhas e sesta depois do almoço: UNIVERSO

2 comentários:

  1. Gosto muito desta panela de alumínio grosso e, principalmente bem usada.
    Vou experimentar fazer aqui em casa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Leda, eu prefiro as panelas de alumínio batido, ferro e barro,São as minhas preferidas. Não uso as de aço inoxidável. São caras e não dão o sabor que a nossa comida mineira merece e tem.
    Bom apetite!
    Abraço do Universo

    ResponderExcluir