sexta-feira, 9 de março de 2012

Mineirismos

Dona Juaninha dos Anzóis Pereira - Foto: UNIVERSO
Oh! Minas Gerais, que foi criada pelo compositor mineiro de Santa Maria de Itabira, José Duduca de Moraes, faleceu em Juiz de Fora. De Moraes, fez uma adaptação na letra da canção italiana Viene Sul Mare e criou valsa Oh! Minas Gerais, o "Hino do Povo Mineiro", não oficial. Cantado e conhecido em todo o Brasil. Pelo menos, o estribilho.


O compositor José Duduca de Moraes, autor da valsa Minas Gerais ("Oh, Minas Gerais/ Quem te conhece não esquece jamais/Oh, Minas Gerais"), morreu em 25 de novembro de 2002, aos 90 anos, em Juiz de Fora. De Moraes, como era conhecido, Considerada o hino não oficial do Estado, Minas Gerais foi escrita há 60 anos e é uma versão de uma valsa italiana, Viene Sul Mare.

BLOG DA CLÁUDIA FIGUEIREDO de Juiz de Fora

De Moraes nasceu em Santa Maria de Itabira, em 1912, e fez carreira no rádio, em parceria com nomes como Manezinho Araújo, Zé Praxedis e Antenógenes Silva. Foi autor de centenas de músicas, entre valsas, marchinhas, quadrilhas, modas e rasqueados. Em 1997, ganhou uma coletânea com 14 faixas lançadas pela Odeon nos anos 40.

"O falecimento, em Juiz de Fora, do compositor itabirano De Moraes comove a gente mineira. Devemos a ele a criação de Oh! Minas Gerais, hino do Estado pela vontade popular. Desde que foi gravada pela primeira vez, há sessenta anos, a canção passou a ser entoada em louvor a Minas, a fim de expressar o júbilo da terra natal e os valores da nossa cultura. Tentativas de se escolher e oficializar outro hino contribuíram para fixar, definitivamente, no sentimento geral, os versos de De Moraes, agregados à valsa Viene Sul Mare ".
(Itamar Franco - Governador de Minas Gerais)

Oh! Minas Gerais 
   
Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais

Tuas terras que são altaneiras
O seu céu é do puro anil
És bonita oh terra mineira
Esperança do nosso Brasil
Tua lua é a mais prateada
Que ilumina o nosso torrão
És formosa oh terra encantada
És orgulho da nossa nação

Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais

Teus regatos a enfeitam de ouro
Os teus rios carreiam diamantes
Que faíscam estrelas de aurora
Entre matas e penhas gigantes
Tuas montanhas são preitos de ferro
Que se erguem da pátria ao cantil
Nos teus ares suspiram serestas
És altar deste imenso Brasil

Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esqueces jamais
Oh! Minas Gerais.

Valsa Viene Sul Mare - Canção italiana com letra adaptada de De Moraes 
para a canção, Oh! Minas Gerais
Dica: Sylvio Bazote - Historiador de Juiz de Fora
Foto de De Moraes: Funalfa  
Conheça mais sobre a FUNALFA:  mhttp://www.pjf.mg.gov.br/funalfa/index.php

2 comentários:

  1. Sou de Juiz de Fora também... e tambem morei em bh... mas na minha época, o pessoal de Bh nos chamava era de "carioca do brejo"... rs rs rs. Lindo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Dóris, que bom ter recebido sua visita, que você aprecia o blog e se tornou nossa seguidora. Isso me fará caprichar ainda mais. Quando morava em Juiz de Fora, havia um ciúme grande entre JF e BH. A nova capital foi construída com os recursos gerados por JF e outras cidades. Eramos cariocas do brejo e o pessoal de BH era chamado por nós de índios. rsrsrsrs
    Volte sempre ao blog e um grande abraço do Universo

    ResponderExcluir