sexta-feira, 8 de julho de 2011

MPQ - Música Popular de Qualidade - Billy Blanco, tiraram do músico a Lira, interromperam a canção...

William Blanco Abrunhosa Trindade, mais conhecido como Billy Blanco, nasceu em Belém do Pará dia 8 de maio de 1924 , faleceu no Rio de Janeiro dia 8 de julho de 2011, arquiteto, músico, compositor e escritor.



Billy Blanco morreu às 8h10 desta sexta-feira, aos 87 anos. Ele estava internado desde 2 de outubro de 2010, quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), e hoje sofreu uma parada cardíaca.

"Nascido em Belém (PA), o compositor decidiu estudar arquitetura em São Paulo, em 1946. Onde iniciou sua carreira de compositor. Depois se mudou para o Rio, onde a carreira ganhou novo impulso. Blanco foi precursor da bossa nova e parceiro de Tom Jobim, Baden Powell e João Gilberto."

"Tem um estilo próprio, descrevendo os acontecimentos a sua volta, com humor ou no gênero de exaltação, falando de amor e das desilusões; onde seu samba sincopado, que fugia da cadência vigente do estilo, passou a chamar a atenção dos cantores da época. Sua primeira composição foi "Pra Variar", em 1951. Nos anos 1950 e 1960 seus sucessos foram gravados por Dick Farney, Lúcio Alves, João Gilberto, Dolores Duran, Sílvio Caldas, Nora Ney, Jamelão, Elizeth Cardoso, Dóris Monteiro, Os Cariocas, Pery Ribeiro, Miltinho, Elis Regina e Hebe Camargo. Seu primeiro sucesso foi "Estatutos da Gafieira", na voz de Inesita Barroso, em gravação da RCA Victor de 1954."

"Fez parcerias com Baden Powell, em "Samba Triste", Tom Jobim, em "Sinfonia do Rio de Janeiro" (suíte popular em ritmo de samba, de 1960) e João Gilberto, em "Descendo o Morro" e "A Montanha/O Morro", onde os dois doutores do asfalto homenageiam o samba de gente simples e de favela. Foram 56 parcerias com o violonista Sebastião Tapajós e com outros compositores, num total de quinhentas músicas, sendo que trezentas já gravadas."
Billy Blanco, Aracy de Almeida, Sérgio Porto e ao fundo Roberto Menescal


"Entre seus sucessos destacam-se "Sinfonia Paulistana", "Tereza da Praia", "O Morro", "Estatuto da Gafieira", "Mocinho Bonito", "Samba Triste", "Viva meu Samba", "Samba de Morro", "Pra Variar", "Sinfonia do Rio de Janeiro" e "Canto Livre". "Sinfonia do Rio de Janeiro" é composta por dez canções, escritas em parceria com Tom Jobim, em 1960. As canções que formam a suíte são "Hino ao Sol", "Coisas do Dia", "Matei-me no Trabalho", "Zona Sul", "Arpoador", "Noites do Rio", "A Montanha", "O Morro", "Descendo o Morro" e "Samba do Amanhã".
Depois de passar uma temporada no Forte de Copacabana durante a ditadura brasileira, Billy Blanco compôs "Canto Livre"."

Billy é avô de Lua Blanco atriz e cantora que atualmente está no ar com a novela Rebelde na TV Record,
Ana Terra Blanco Atriz e Cantora,atualmente em Malhação na TV Globo, Pedro Sol Ator e Cantor e Estrela Blanco Atriz e Cantora

Adoniran Barbosa, Billy Blanco, Cartola e Nelson Cavaquinho







Pesquisas: Wikipédia, FolhaOnline, História da Música Popular Brasileira, YouTube, Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário