quinta-feira, 7 de julho de 2011

MPQ - Música Popular de Qualidade - Assis Valente

Brasil Pandeiro com os Novos Baianos - Vídeo restaurado, música de Assis Valente. Você sabe quem foi esse grande compositor da música brasileira? Assista ao vídeo e leia alguns detalhes da vida de Assis Valente em seguida.


Assis Valente compôs belas músicas que foram sucesso durante sua carreira. Camisa Listada, Alegria, Uva de Caminhão, Fez Bobagem, ...E o Mundo não se acabou, Boas Festas e outras mais.
Sua interprete favorita foi Carmen Miranda, que tempos depois de longa parceria o esnobou, criando uma grande mágoa e ao rompimento entre eles, o que levou a Assis Valente a uma grande depressão.
A música que gerou a separação foi Brasil Pandeiro. Carmen Miranda era sucesso nos Estados Unidos, alegou que a música era ruim e que Assis Valente tinha ficado "borocoxô" , possivelmente Carmen não quis gravar Brasil Pandeiro com receio de criar um clima negativo para ela. A música foi gravada pelo conjunto Anjos do Inferno e tornou-se um imenso sucesso, depois regravado pelos Novos Baianos. 

José de Assis Valente, auxiliar de laboratório, desenhista, escultor, poeta, compositor, escritor de teatro de revista, protético, nasceu em Santo Amaro, Bahia, em 19 de março de 1911 e morreu no Rio de Janeiro em 6 de março de 1958. Sua morte deveu-se a dívidas e a uma grande depressão que o levou a tentar por três vezes o suicídio.

Aos 10 anos já tinha sido raptado dos pais, escravizado e banido, admirava grandes poetas (Castro Alves, Guerra Junqueira) e os declamava com desenvoltura. Trabalhou no Circo Brasil um um circo mambebe e rodou pelo interior da Bahia. Estudou no Liceu de Artes e Ofício e aprendeu o ofício de confeccionar dentaduras (Protético).
Casou-se e teve uma filha, Nara, cujo nome trazia tatuado no braço.

Chega ao Rio em 1927, fez alguns desenhos para as revistas "Fon-Fon" e "Shimmy"e conseguiu algum dinheiro publicando outros desenhos.Trabalhou como protético, era tão bom,que dizia-se no Rio que suas dentaduras "só faltavam falar".

Dorival Caymmi, Carmen Miranda e Assis Valente

Na década de 30 fazia poemas e conhece Heitor dos Prazeres que foi um grande incentivador para que compusesse sambas. Seu primeiro samba "Tem francesa no morro" foi gravado por Araci Cortes. Fez um samba para ser gravado por Carmen Miranda, surgindo a partir daí uma grande amizade e parceria que resultaram em vários sucessos, até a recusa de Carmen em gravar "Brasil Pandeiro".
Suas músicas foram gravadas pelos principais cantores e conjuntos da época, Araci Cortes, Anjos do Inferno, Orlando Silva, Altamiro Carrilho, Carlos Galhardo, Diabos do Céu (conjunto de Pixinguinha), Moreira da Silva, Chico Alves, Aurora Miranda (irmã de Carmen Miranda), Bando da Lua, Mário Reis, Almirante, Aracy de Almeida, Sônia Carvalho, Irmãs Pagãs (Elvira e Rosina), Sílvio Caldas, Gilberto Alves. Foi esquecido por todos. Mais recentemente suas músicas receberam interpretações de Marlene, Clara Nunes, João Gilberto, Nara Leão, Marilia Medalha, Maria Bethânia, Adriana Calcanhoto, Novos Baianos.


Foram tantos sucessos entre sambas, músicas natalinas (Boas festas), músicas para festas juninas ( Cai cai, balão, Acorda, São João), carnavalescas (Camisa listada)  e tantas outras.
Admirado por Noel Rosa, Ary Barroso, Ataulfo Alves com quem compôs Batuca no chão, gravada pelo conjunto Quatro Ases e um Coringa.
Assis Valente e Carmen Miranda
Morreu amargurado e endividado. Deixou um bilhete para a polícia, nele pedia ao amigo Ary Barros pagar-lhe dois meses de aluguel atrasado e um último verso:

"Vou parar de escrever, pois estou chorando de saudade de todos, e de tudo."

Felicidade afogada morreu
a esperança foi fundo e voltou
foi ao fundo e voltou
foi ao fundo e ficou
(Lamento, samba de 1958)
No dia 10 de março de 1958, 18:00h, Praia do Russel, sentado num banco,  perto de um parque infantil, Assis Valente partiu para nova dimensão.

Pesquisas: Wikipédia, YouTube, História da Música Popular Brasileira e Revista Vox Objetiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário