sexta-feira, 23 de julho de 2010

Anthony Rolfe Johnson - Último Oratório


Anthony Rolfe Johnson, inglês, cantor, tenor. Nasceu em Tackley, Oxfordshire, em 5 de novembro de 1940 e faleceu, aos 69 anos, em 21 de julho de 2010, em decorrência de doença de Alzheimer.

Iniciou sua carreira cantando em coros de óperas entre 1972 e 1976. Sua estreia importante foi em 1973 com a ópera Iolanthe, com o English Opera Group.

Aos 29 anos obteve seu primeiro sucesso quando cantou na Rádio BBC,o Noturno de Britten.
Em 1988 estreou na Royal Opera House no Covent Graden de Londres, na ópera Semele, de Händel.

Estreou com Idomeneo, na Metropolitan Opera de Nova York. em 1991.

Aschenbach, é um de seus mais marcantes papéis, na última ópera de Britten, baseada na obra homônima, A Morte em Veneza, de Thomas Mann.

Atuou nas mais importantes casas de ópera do mundo: Royal Opera House , Covent Garden , La Monnaie , em Bruxelas , La Scala , de Milão , o Metropolitan Opera , de New York , a Ópera Estatal de Viena e a Ópera de Paris .

Anthony Rolfe Johnson
Deixou uma discografia importante com gravações de muitas óperas: Mozart 's A Flauta Mágica , Gilbert e Sullivan 's The Mikado , Mozart Idomeneo e La Clemenza di Tito e Britten 's Peter Grimes , bem como War Requiem , Gravou Oratório o Messias de Handel, Oratório a Criação de Haydn, e um registro fantástico da obra de Bach, com destaque para A Paixão Segundo São Mateus e Paixão 
Segundo São João. Interpretou óperas do compositor inglês Edward Benjamin Britten, compositor, maestro, violista e pianista britânico

Além da ópera, ele apareceu em concerto com as grandes orquestras sinfônicas , como a Filarmônica de Nova York e Boston Philharmonic e condutores , como Mstislav Rostropovich e Seiji Ozawa , Em 1988, re-lançou o Gregynog Festival, permanecendo o seu diretor artístico até 2006.



Recebeu o título de Comendador do Império Britânico em 1992
Logo após ter sido nomeado diretor da escola de ensino musical Britten-Pears, no condado de Suffolk, na cidade de Snape, onde estudou. Johnson começou a sofrer o mal de Alzheimer e foi obrigado a abandonar sua carreira.

Selecionei 2 vídeos para que você possa ouvir trechos de interpretações de Anthony Rolfe Johnson.


Pesquisa, fotos e vídeos: Internet, Wikipédia, YouTube