quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Dona Wardomira e Seu Samuca - Uma brincadeira com amigos - UNIVERSO



DONA WARDOMIRA

Grande pessoa a Dona Wardomira, dedicada a família, aguenta a mais de 50 anos o marido, O famoso Seu Samuca, dá suporte a todos os filhos e suas famílias.Não passa em branco o fim de semana sem reunir a família em torno da grande mesa para a lasanha ou uma macarronada acompanhadas de maionese, frango cozido, e farofa de ovo na manteiga, de sobremesa Doce de leite ou goiabada cascão com queijo minas meia cura. Fartura sempre apreciada por todos.

Teve 5 filhos,Waltencir,Waldenir, Wanderlúcio, Wanderclécio e uma filha, Wulvaliza. Quase todos estudaram e se formaram em diversas profissões, exceto o Wanderclécio, filho  caçula, que se tornou um excelente cabeleireiro e maquiador, muito requisitado pela vizinhança.

Doceira de mão cheia, não há festa de aniversário que não tenha seus doces e bolos, sendo a bala de coco sua especialidade e a mais requisitada.

Chamada de Dona Antena, pelas más línguas fofoqueiras, que deveriam estar fazendo coisas melhores com suas línguas, pelo hábito de ficar na janela pela manhã no horário em que as pessoas saem para o trabalho ou levam as crianças para as escolas e pela tarde, no final do dia, aguardando o retorno dos vizinhos, lá está a Dona Wardomira na janela, com os cotovelos apoiados na sua almofada, para um dedo de prosa com todos e vender seus saquinhos de balas de coco ou de cocadinhas.
Bem quista e respeitada por todos, pois ela sempre está disposta a ouvir a todos com atenção e palavras de carinho.

Só anda com baixo nível de paciência com o Seu Samuca e não é por pouco, explico.

Seu Samhuel, mais conhecido como Seu Samuca e também, merecidamente, pelos mesmos fofoqueiros, de Santinho. Dono do melhor boteco da região com sortido estoque das melhores cachaças, tira gosto variados de torresminho, pé de porco, costelinha do mesmo, peixe frito, carne de sol, linguicinhas variadas e muito mais. No fundo, um salão com 3 mesas de sinuca, daí seu apelido de Samuca, mistura de Samhuel com Sinuca.

Levava vida de boêmio, junto com a sua turma de mais de 40 anos de amizade, Cotoco (nasceu sem uma das mãos), Zé Cuia (quando menino tinha o cabelo cortado pelo seu Lelé Bubu, que usava uma cuia como molde), Mão de Vaca ( o pão duro da turma), Capa Onça (tem as mãos maiores do que as do Pateta), Orelhinha de Tatu (Orelha pontuda e cabeluda), Capeta (Anjo expulso da zona boêmia), Psirico ( O rei das domésticas do bairro), Pudim de Cachaça (nunca bebeu na vida, mas mulher não perdoava nenhuma), Timanco (teve paralisia infantil), Silibim Queimado (cego de um olho), Deixa que eu Chuto (mancava de uma das pernas). Esse era o pessoal que sempre levava o Samuca em casa todo santo dia e todo dia santo, por volta das 3 horas da matina, para dar apoio moral ao querido amigo. Não se sabe quem levava quem de tão trêbados que estavam, o que os salvava e os guiava era o Pudim de Cachaça.,

Sempre começavam uma seresta para a Dona Wardomira na intenção de agradar e obter perdão para o Samuca. O repertório das músicas era péssimo, mas o de palavrões e de xixis na árvore defronte a casa do Samuca era sempre apreciado pela vizinhança, com gritos: "Pô Samuca vai dormir", "Ô Dona Wardomira dá um jeito nesse homi", "Cala a boca cambada de vagabundos", "Vou chamar a polícia procês", "Me dêxa dormir disgramado".

Na verdade a única música que cantavam, todo santo dia e todo dia de santo, era uma marchinha composta pelo intelectual da turma, O Capa Onça.

"Só porque cheguei depois da hora
Meu amor trancou a porta
Me deixou aqui fora
Ela no quente, eu no friinho
Abra a porta meu amor
Pro seu filhinho"

Repetiam essa linda marchinha, por mais de 30 , 50 vezes, até a Dona Wardomira abrir a porta e deixar o Seu Samuca adentrar o lar, bêbado que nem Gambá que caiu no tonel de cachaça.

Isso dura há anos, até que um dia cheia dessa lenga lenga, resolveu abrir a janela e brindar a todos com um banho de água gelada e gritar "Regozijam-se mancebos" . A partir desse dia a turma levava o Samuca até a porta de casa e caiam fora, deixavam o sacana cantando sozinho a marchinha pra sua mulher.

Um dia ela resolveu acabar de uma vez por todas com essa bandalha, foi o Samuca começar a cantar, ela saiu, deu-lhe uns pescotapas na cabeça, pegou em uma das orelhas e o levou para entrar no portão, deu passagem para ele e deu-lhe, a suprema das humilhações, três chutes na bunda. Enfiou o safana (safado com sacana) debaixo do chuveiro, abriu a água fria, foi para o quarto , trancou a porta e antes de apagar as luzes e deitar, gritou: "Tomara que pegue uma pneumonia e morra seu FDP , bêbado dos infernos".

Depois desse dia, Seu Samuca resolveu se dar ao respeito, mudou de postura, morreu de vergonha quando ficou sabendo que a vizinhança viu os petelecos, puxão de orelha e pontapés na bunda e soube que seu apelido passou a ser SANTINHO BUNDÃO.

Hoje, ele chega cedo todos os dias, o mais tardar 2h da matina e mudou a marchinha que canta para a Wardomira:

"Joga a chave, meu amor
Não chateia, por favor"...

Quanto a turma do Seu Samuca? Continuam levando ele para casa, mas não cantam mais, só fazem o fundo musical e do outro lado da rua.

Dona Wardomira? Entregou pra Deus...

Charges: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário