segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Prato do dia - Costelinha de porco assada com canjiquinha, jiló e quiabo grelhados - sobremesa de canudinho com doce de leite

Lave a costelinha e coloque numa vasilha, cubra com água e esprema o suco de 1 limão. Deixe descansar por cerca de 1/2 hora a 1 hora. Escorra a água e enxague. Enxugue. Tempere com tempero caseiro de alho e sal, 1 folha de louro. Deixe tomar gosto, por no mínimo 30 minutos. O ideal é temperar na véspera e deixar descansar na geladeira coberta com filme, papel alumínio ou numa vasilha com tampa.
Esquente o forno na temperatura máxima por 10 minutos e coloque a costelinha para assar. Quando estiver dourada como na foto, estrá pronta.

Enquanto a costelinha assa, lave e enxugue bem os quiabos e os jilós. Corte os quiabos ao meio no sentido do comprimento , reserve. Faça o mesmo com os jilós, não faça fatias muito finas, corte em espessura média.
Numa frigideira ou chapa que possa ir sobre as trempes do fogão, coloque um pouco de azeite, bem pouco, deixe esquentar e ponha os quiabos para grelhar. Repita a mesma operação com os jilós. Salpique pouco sal sobre os quiabos e jilós enquanto estiverem sendo grelhados. Isso é muito rápido de se fazer. Coordene para que fiquem prontos simultaneamente com a costelinha de porco. 

A canjiquinha pode ser preparada antes da costelinha e dos quiabos e jilós. É muito simples. Coloque água numa panela, adicione a quantidade de canjiquinha, conforme o número de gulosos. Deixe a água ferver e cozinhar a canjiquinha. Apure o sal durante o cozimento. Se desejar adicione lascas de linguiça de lombo ou de pernil de porco, já frita.
Deixe que ela fique com um pouco de água. ficando pronta, desligue o fogo e reserve.
Quando for servir com a costelinha e os grelhados, se necessitar, adicione um pouco de água e deixe dar uma esquentada.



Sirva em travessas, para que cada um se sirva, ou monte os pratos como acima. Uma pimentinha RH, é de bom tom para dar uma pegada no regaço.

                                   Como Gran Finale, canudinhos recheados com doce de leite. 

DICA: Os canudinhos devem ser frescos e de boa qualidade, para se evitar um sabor rançoso de fritura.
Podem ser recheados com goiabada cascão de colher (cremosa) e também mesclar a goiabada com porções de queijo Catupiry. Ao rechear, coloque uma camada de goiabada, intercale uma de Catupiry e finalize com goiabada.

Os canudinhos podem ser servidos como bilisquete salgados, recheados de uma boa maionese, manteiga de camarão (veja receita no blog), queijos cremosos temperados em casa ou qualquer outra ideia que tiver.

Para não deixar secar a garganta: Cerveja bem no ponto de gelo.

Fotos: UNIVERSO - PREPARO DOS PRATOS: WALCIRA E UNIVERSO