Donald Byrd - Donaldson Toussaint L'Ouverture Byrd II
Nasceu em Detroit, no dia 9 de dezembro de 1932, faleceu em 4 de abril de 2013, aos 80 anos,em Delaware, onde vivia.
Trompetista de jazz norte-americano. Influenciou gerações de músicos, em vários estilos, como hard bop, jazz de fusão, jazz funk, soul jazz, rhythm band, estilos em que se destacou como sendo um dos melhores.
Começou a carreira nos anos 1950, ao lado do coletivo de músicos Art Blakey's Jazz Messengers, quando cursava a escola secundária.
Tocou com monstros sagrados do jazz - Thelonious Monk, Sonny Rollins, John Colttrane, Herbie Hancock, Lionel Hampton, Art Blakey, Eric Dolphy, Gang Starr MC Guru, Dexter Gordon, Jackie McLean e Mal Waldron, dentre outros.
Sua discografia é extensa e de alta qualidade, tanto em discos em que é o principal músico, como os gravados como participante;
Foi um dos nomes mais impoortantes gravadora Blue Note, nas décadas de 1960 e 1970, tendo gravado ali a maior parte dos seus álbuns como líder.
Juntamente com os Mizell Brothers, produz o álbum Black Byrd, que se torna o álbum mais vendido, até à data, da Blue Note Records. Os álbuns seguinte, com os Mizell Brothers, atingem vendas igualmente significativas, como Places and Spaces, Steppin' Into Tomorrow e Street Lady.
Na década de 70 (1974), criou o grupo os Blackbyrds com os seus melhores alunos, que tiveram sucesso com as músicas - Walking In Rhythm, Rock Creek Park e Blackbyrds Theme.
Donald Byrd leccionou música no Instituto Hampton, Universidade de Nova Iorque, na Universidade Howard e na Escola Oberlin.
Pesquisas, foto e vídeos: Internet - Wikipédia - YouTube - FolhaOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário