O vídeo abaixo, dá uma clara mensagem para os pais sobre o que realmente importa na educação de seus filhos.
Mais do que falar, é o que você faz, que deixará marcas, para sempre, e formará o caráter, de seus filhos.
Agir com ética, tratar bem as pessoas, assumir seus erros e fracassos, respeitar cada um, fazer-se respeitar, conduta pessoal e profissional respeitando as diferenças e diversidades. Respeitar sua mulher, filhos, pais.
Respeitar as leis. Mas, não com palavras apenas, sobretudo, tendo atitudes dignas e coerentes com aquilo que você diz para seus filhos.
Filhos são críticos e estão de olho em você.
Filhos pedem apoio, limites, amor, carinho, consideração, respeito e sobretudo suas boas atitudes.
Filhos não são suas propriedades. Filhos não são descartáveis. Filhos são para sempre.
Mesmo depois de crescidos, casados e com filhos, continuarão a estar de olho em você.
Seja um educador, limitador, direcionador, orientador, provedor, amoroso, valorize seu filho.
Nada de ser o amiguinho, amigão do filhão, facilitador e provedor de bens materiais compensadores daquilo que você não dá ou faz como PAI.
Seja um PAI de verdade, sobretudo, coerente, com as suas falas e atitudes.
Tente ser PAI. Vale a pena.
Ter uma boa educação intelectual é bom, pois é uma boa herança, que ocupa pouco espaço e pode-se levar para onde for, mas valores são ainda mais básicos e importantes.
ResponderExcluirCom o tempo, o intelecto precisa ser recordado e atualizado ou se perde, mas valores são reações mais enraizadas, que muitas vezes fazemos sem pensar ou perceber.
Valores são difíceis de se cultivar e, em meio a tantas conveniências e nulidades que vemos no dia a dia, são difíceis de manter, por isso precisam ser plantados cedo e regados por muito tempo, para que cheguem a um ponto de crescerem e frutificarem por si só.
Belo vídeo! Pais e mães podem ter dúvida do que é certo, mas não podem se permitir tentar de fazer o que é correto e, se errarem, terem a humildade e força de admitirem e tentar fazer melhor.
Fácil e bonito de dizer, mas difícil e raro de fazer.
Não existe Curso de Pais, Pós, Mestrado ou Doutorado e os filhos chegam sem manual de instruções.
ResponderExcluirMesmo os que estudam o assunto, no seu dia a dia, nem sempre acertam, o que faz valer o ditado: "Casa de Pais,o espeto nem sempre é o filho" (UNIVERSO).
Abraços do Universo.