quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fernando Pessoa e o meu Eu (UNIVERSO)



Minha aldeia

Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver.
( Fernando Pessoa como Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos)



De quem é o olhar

De quem é o olhar
Que espreita por meus olhos ?
Quando penso que vejo,
Quem continua vendo
Enquanto estou pensando ?
Por que caminhos seguem,
Não os meus tristes passos,
Mas a realidade
De eu ter passos comigo ?
Às vezes, na penumbra
Do meu quarto, quando eu
Por mim próprio mesmo
Em alma mal existo,
Toma um outro sentido
Em mim o Universo -
É uma nódoa esbatida
De eu ser consciente sobre
Minha idéia das coisas.
Se acenderem as velas
E não houver apenas
A vaga luz de fora -
Não sei que candeeiro
Aceso onde na rua -
Terei foscos desejos
De nunca haver mais nada
No Universo e na Vida
De que o obscuro momento
Que é minha vida agora!
Um momento afluente
Dum rio sempre a ir
Esquecer-se de ser,
Espaço misterioso
Entre espaços desertos
Cujo sentido é nulo
E sem ser nada a nada.
E assim a hora passa
Metafisicamente.

(Fernando Pessoa) 

Se as coisas são estilhaços
Do saber do universo,
Seja eu os meus pedaços,
Impreciso e diverso.
Eles foram e não foram. 
(Fernando Pessoa)

Poemas enviados pelo amigo Luiz Edmundo Germano Alvarenga - editor do BLOG DO ALVARENGA (poesias), outros coletados na internet e livros de Fernando Pessoa.

FERNANDO PESSOA AOS 10 ANOS - FOTO INTERNET


PASSA UMA BORBOLETA

Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor.
(do "Guardador de Rebanhos" - Fernando Pessoa como Alberto Caeiro)

Como é por dentro outra pessoa

Como é por dentro outra pessoa
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Como que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.
Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição de qualquer semelhança
No fundo...
(Fernando Pessoa)



O Único Mistério do Universo é o Mais e não o Menos

No dia brancamente nublado entristeço quase a medo
E ponho-me a meditar nos problemas que finjo...

Se o homem fosse, como deveria ser,
Não um animal doente, mas o mais perfeito dos animais,
Animal directo e não indirecto,
Devia ser outra a sua forma de encontrar um sentido às coisas,
Outra e verdadeira.
Devia haver adquirido um sentido do «conjunto»;
Um sentido, como ver e ouvir, do «total» das coisas
E não, como temos, um pensamento do «conjunto»;
E não, como temos, uma ideia do «total» das coisas.
E assim - veríamos - não teríamos noção de conjunto ou de total,
Porque o sentido de «total» ou de «conjunto» não seria de um «total» ou de um «conjunto»
Mas da verdadeira Natureza talvez nem todo nem partes.

O único mistério do Universo é o mais e não o menos.
Percebemos demais as coisas - eis o erro e a dúvida.
O que existe transcende para baixo o que julgamos que existe.
A Realidade é apenas real e não pensada.
O Universo não é uma ideia minha.
A minha ideia do Universo é que é uma ideia minha.
A noite não anoitece pelos meus olhos.
A minha ideia da noite é que anoitece por meus olhos.
Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos
A noite anoitece concretamente
E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.

Assim como falham as palavras quando queremos exprimir qualquer pensamento,
Assim falham os pensamentos quando queremos pensar qualquer realidade.
Mas, como a essência do pensamento não é ser dita, mas ser pensada,
Assim é a essência da realidade o existir, não o ser pensada.
Assim tudo o que existe, simplesmente existe.
O resto é uma espécie de sono que temos,
Uma velhice que nos acompanha desde a infância da doença.

O espelho reflecte certo; não erra porque não pensa.
Pensar é essencialmente errar.
Errar é essencialmente estar cego e surdo.

Estas verdades não são perfeitas porque são ditas,
E antes de ditas, pensadas:
Mas no fundo o que está certo é elas negarem-se a si próprias
Na negação oposta de afirmarem qualquer coisa.
A única afirmação é ser.
E ser o oposto é o que não queria de mim...

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterônimo de Fernando Pessoa 
 

2 comentários:

  1. Lindos poemas e pensamentos.
    Por isso gosto em particular do poema “Minha aldeia”!
    Prefiro imaginar que se todos vivessem em cidades pequenas, as pessoas se sentiriam mais comprometidas com o coletivo e menos inclinadas a cometer crimes encobertos pelo anonimato.
    Seríamos menos estranhos e agressivos uns com os outros, pois conheceríamos e seríamos conhecidos por quase todos no lugar onde moramos e a ação de fiscalizar e coibir atos que fazem mal ao individual ou social seria realizada mais pelos amigos do que pela Polícia, de maneira informal e constante.
    Sei que viver em um lugar pequeno tem suas desvantagens, como poucas opções de diversão ou não poder simplesmente de vez em quando andar calado pelas ruas, aproveitando o dia, mas tudo tem prós e contras. Acredito que compensa poder viver em um local com menos grades nas janelas e portas trancadas, onde não se está sozinho no meio de uma multidão e se sentir tranquilo para andar pelas ruas a qualquer hora da noite e em qualquer lugar.
    Sem idealizações! Sei que existe violência em cidades pequenas e as grandes tem várias vantagens. É questão de escolher o que é mais compensador entre o que se ganha e perde ao longo dos diferentes momentos da vida.

    ResponderExcluir
  2. Hoje, no Brasil, infelizmente, as cidades do interior estão sendo vítimas da violência que migrou dos grandes centros. Em São Paulo, capital, de cada 10 pessoas, 3 estão com problemas mentais, causado pelo stress em que se vive.
    Se correr,o bicho é mais rápido. Se ficar, tem que negociar com ele. Só indo pra Catende, porque Pasárgada está com superpopulação faz tempo.
    Abraço do Universo

    ResponderExcluir