quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ítalo Rossi - Último ato, desce o pano!

Quero registrar, uma pequena homenagem ao grande ator de teatro, cinema e televisão Ítalo Rossi, que partiu aos 80 anos de idade e após 60 anos de carreira.
Foto: bp.blogspot
Italo Balbo Di Fratti Coppola Rossi, nasceu em Botucatu, em 19 de janeiro de 1931 e faleceu no Rio de Janeiro, em 2 de agosto de 2011, aos 80 anos. Em decorrência de complicações respiratórias.Foi um dos grandes atores brasileiros. Monstro sagrado do Teatro. Atuou em filmes e televisão. Recebeu vários prêmios, dentre eles o Molière, considerado um dos mais importantes do país.

Ítalo Rossi, como ator, figura no mesmo patamar de um Procópio Ferreira, Gianni Ratto, Walmor Chagas, Fernando Torres, Juca de Oliveira, Sérgio Brito, Paulo Autran, Mário Lago, Raul Cortez, Os irmãos Claúdio e Sérgio Mamberti, Paulo Gracindo, Rodolfo Mayer, Ziembinski, Marco Nanini, Paulo Goulart, Gianfrancesco Guarnieri, Cláudio Correia e Castro e tantos outros.

Alguns dos grandes atores acima, tive a oportunidade de assisti-los no teatro, cinema e sem dúvida alguma, as melhores atuações foram no teatro.

Ítalo Rossi e Fernanda Montenegro

Juntamente com Fernanda Montenegro, Gianni Ratto, Sérgio Brito, Alfredo Souto de Almeida, Fernando Torres e Luciana Petruccelli, formou em 59 a Cia. de Teatro do Sete. A peça o Mambembe de Artur Azevedo, foi um dos grandes sucessos apresentados pelo grupo no Teatro Municipal do Rio, a montagem da peça é considerada excelência e um marco no teatro do Brasil.

Ítalo Rossi (dir.) com Walmor Chagas (esqu.) e Rubens de Falco (centro)

"Com o Teatro dos Sete, Ítalo participou do Grande Teatro Tupi, também ao lado dos amigos Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Fernando Torres, Manoel Carlos, entre outros. O teleteatro apresentou um repertório de mais de 450 peças. Depois de seis anos no ar na TV Tupi, o Grande Teatro transferiu-se, para a TV Rio e depois, para a Rede Globo. Foi um programa formador de plateia, e referência na história da televisão e do teatro brasileiro".

Trabalhou em diversas novelas, Escrava Isaura, Araponga, Belíssima, Que Rei Sou Eu?, Senhora do Destino, em 78, no Sítio do Picapau Amarelo, foi o Rei Minos no episódio o Minotauro.


Atuou em 2008 no programa Toma Lá,.Dá Cá, no papel do Seu Ladir, com o bordão "É Mara" - É Maravilhosos, sendo repetido por todo o Brasil.

Ítalo Rossi, ícone do teatro brasileiro
Em janeiro de 2011 comemorou 60 anos de carreira.

Pesquisa e fotos: Internet - Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário