domingo, 6 de março de 2011

Edita Gruberová - Soprano de Colatura

Edita Gruberová (23 de Dezembro de 1946) é uma soprano eslovaca.

Ela é uma das mais aclamadas sopranos de colaturas das últimas décadas. Ela é notada pela sua grande tonalidade clara, ágil, interpretação dramática e habilidade para cantar notas altas com grandes poder, o que, durante o começo de sua carreira, fez dela uma soprano ideal para o papel de A Rainha da Noite na ópera Die Zauberflöte de Mozart.

Gruberová nasceu em Bratislava na Eslováquia, filha de mãe húngara e um pai com ancestrais alemães. Sua linguagem materna é o Eslovaco.
Gruberová fez sua estréia no Glyndebourne Festival Opera em 1974 e no Metropolitan Opera em 1977, ambas as estréia com o papel de Rainha da Noite.

A Primadonna Assoluta Edita Gruberová levou o público de Viena ao delírio ao interpretar, pela primeira vez no grande palco da Wiener Staatsoper, Lucrezia Borgia.


A incomparável cantora, há muito detentora do título de Österreichische Kammersängerin, atuou mais de 500 vezes no palco da Wiener Staatsoper ao longo dos últimos 40 anos. E uma vez mais voltou a esse palco, desta vez para uma estreia: Lucrezia Borgia



Soprano de colatura: Se consideram certas habilidades técnicas exigidas para desempenhar certos papéis. Assim, aos tipos de voz se costuma acrescentar a expressão de coloratura (ou d'agilità) para identificar a soprano que possui flexibilidade e agilidade para cantar escalas e ornamentos vocais, sobretudo no registro mais agudo. Devido a tais características, costuma-se associar certas especificidades ao tipo de voz, fazendo surgir subdivisões como lírico-coloratura e dramático-coloratura.

Algumas Soprano de Coloratura:Edita Gruberová, June Anderson, Mariella Devia, Kathleen Battle, Sumi Jo, Joan Sutherland

Pesquisas, fotos e videos: Internet- Wikipédia e Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário