domingo, 2 de janeiro de 2011

Prato do dia - Peru recheado com molho de laranja, ravioli de queijo com purê de tomate, bolo de chocolate com sorvete de creme

Ravioli comprado pronto não é dos melhores (massas Terni), fiz um molho ao sugo bem encorpado que fica parecendo um purê. É muito simples, tomates bem maduros, bate no liquidificador com o pulsar, deixe ficar cremoso sem ficar líquido demais, pode fazer só com a polpa do tomate, sem a pele e sementes ou bata o tomate com pele e semente. Leve ao fogo brando numa panela, com um pouco de azeite, metade de uma cebola pequena ralada e uma ponta de colher de tempero feito em casa de sal e alho. Refogue sem deixar queimar e adicione o tomate, em fogo baixo, deixe cozinhar e encorpar. Quanto mais tempo cozinhando, melhor ficará o molho. Apure o sal e caso o tomate não seja muito maduro e sinta um pouco de acidez, faça a correção com pitada de açúcar. Prove, estando no ponto, desligue o fogo. Sirva por cima do ravioli, capelete, espaguete ou inhoque.

O peru foi um de 3.960kg, da Sadia, temperado. Não sei porque eles insistem em só vender o peru temperado.

Lavei o peru em água corrente para tirar o tempero que vem nele. Fiz um tempero com suco de 6 laranjas pera-rio, 1 copo de champanhe (prosecco ou cava), pode usar outro tipo de vinho branco seco, pouco sal. Com um garfo furei um pouco mais o peru por dentro e por fora, em seguida reguei todo ele com o molho de laranja, por dentro e por fora. Untei todo o peru com manteiga. Coloquei para assar numa assadeira forrada com papel alumínio e sobre uma cama de batatas inglesas cruas, cortadas em rodelas médias com a casca. Cobri o peru com papel alumínio e deixei assar em forno alto por 1 hora. Em seguida retirei a cobertura do papel alumínio e deixei assar até o pino do termômetro que vem no peru aparecer. Siga as instruções e as dicas da receita para assar o peru, virar a assadeira, untar com mais manteiga, etc. Eu de além de seguir as dicas, rego com o molho de laranja, regando ora o molho, ora untando com a manteiga. Veja como o peru fica caramelado.
O recheio com pão de forma, os miúdos do peru (caso queira fazer uma quantidade maior de recheio é só aumentar as quantidades, você pode comprar bandejas de miúdos de frango para complemento), maçã, salsinha e ovo. Não usei a linguiça calabresa, acho que o recheio fica mais leve. Decorei com fatias de manga e cerejas

Abaixo a receita completa de como fazer esse peru recheado. Pode fazer que é fácil e fica super macio e delicioso.

Acompanhamento foi prosecco brut e um tinto Malbec.

A sobremesa foi um bolo de chocolate com sorvete de creme, fica sensacional, receita da atriz Carolina Ferraz, simples e não tem erro.

Bolo de Chocolate da Carolina Ferraz

Ingredientes para o Bolo:

- 200 g de manteiga sem sal
- 5 ovos inteiros
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 100 g de coco ralado
- 1 xícara de chá de achocolatado, em pó
- 1 colher de sopa de fermento químico, em pó

Preparo:

Bata tudo no liquidificador. Leve ao forno preaquecido a 200º C em uma fôrma com furo no meio e untada com manteiga e farinha de trigo. Asse por 25 a 30 minutos. Preste atenção, este bolo fica bastante úmido, é quase um gâteau. Minha mãe mesmo fazia essa receita dobrada em fôrma de torta e servia pelando com sorvete de creme. É delicioso, pois o centro dele não fica totalmente assado; então cada pedaço vinha crocante por fora e o chocolate derretido por dentro. No caso aqui em questão, aplique a calda sobre o bolo ainda quente.

Ingredientes para a Calda:

- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de chá de achocolatado, em pó
- 1 xícara de chá de leite

Preparo:

Leve tudo ao fogo e mexa bastante, como se fosse fazer um brigadeiro molinho. Deixe ferver e jogue tudo sobre o bolo. Se preferir, guarde um pouco da calda à parte para que você possa, na hora de servir, molhar cada pedaço com uma dose extra de cobertura de chocolate.

Preparo do bolo: WALCIRA - Peru, molhos e fotos: UNIVERSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário