sexta-feira, 16 de julho de 2010

Trivialzin para a Wal e a amiga Lúcia S

Pão Ciabata feito em casa pela Walcira. Essa receita é fácil e o pão fica excelente. Pode-se congelar depois de pronto. Quem desejar a receita é só pedir que posto a receita no blog.

Brusqueta de Gorgonzola com mel. Não deu para fazer a foto da brusqueta pronta, quando lembrei-me de pegar a máquina fotográfica, já era, não havia sobrado nenhumazinha para fazer pose. Tava tão ruim que nem o cachorro comeu..., não sobrou nada.

Fatias de Ciabata, pincele com azeite extra virgem e leve-as ao forno quente para dourar de leve. Corte em fatias o queijo Gorgonzola ou Roquefort e coloque-as sobre as fatias de pão já douradas. Leve novamente ao forno, até o queijo começar a derreter. Retire do forno. Faça fios de mel sobre o queijo e sirva imediatamente.

Salada de Caqui, alface roxa, manga fatiada, grelhada na manteiga ou no azeite

Decore com folhas de manjericão, para temperar, no prato, use Balsâmico reduzido, azeite e sal

Bacalhau com Pimentão Vermelho

Retire as sementes e a pele dos pimentões

Ponha os pimentões em água quente por cerca de 2 a 3 minutos, retire a pele e as sementes. Corte em fatias largas.

Numa travessa refratária, ponha uma camada de azeite, em seguida fatias do pimentão e 1 cebola crua fatiada fino. Pique e junte 2 dentes de alho. Polvilhe uma pequena porção de alecrim

Com o filé de bacalhau, bem demolhado, coloque em água quente para ferventar, de leve, apenas para poder ficar no ponto de facilitar a retirada da pele, das espinhas e facilitar desfiá-lo em lascas.

Numa Wok ou panela, ponha uma porção de azeite, 1 cebola média ralada, no ralo grosso, deixe dourar. Acrescente o bacalhau em lascas, deixe dourar. Em seguida ponha 250ml de creme de leite fresco, mexa, junte 1 garrafa pequena de leite de côco, mexa, deixe tomar gosto. Mantenha o fogo brando e mexa de leve algumas vezes. Depois em fogo baixo por uns 10 minutos. Junte as azeitonas portuguesa, preta (pequena) e os tomates cereja cortados ao meio. Prove e apure com cuidado o sal , se necessário. Mais 3 minutos, retire do fogo

Faça uma camada com o bacalhau sobre o pimentão e a cebola no refratário e cubra com uma camada de fatias de pimentão vermelho. Leve novamente ao forno quente pro cerca de 5 minutos. retire e sirva em seguida. Acompanha arroz branco.

Um bom vinho tinto seco para acompanhar, vai muito bem.

Receitas, preparo dos pratos, fotos e comilança: UNIVERSO
Preparo da Ciabata: WALCIRA

2 comentários:

  1. Nossa! me deu uma fome, quase enfiei a mão para pegar. E esse pão, o que é isso!. Sabe que nunca fiz pão em minha vida, mas adoro comer pão, acho que foi o que melhor inventaram. Vovô Universo. Abraçãoooooooo

    ResponderExcluir
  2. Bel, uma das especialidades da "Pensão ideal" são os pães e biscoitos que minha mulher faz. Comemos e depois ficamos a reclamar e a culpar os pães por alguns gramas a mais.
    Eu procuro comer sem culpa. Pão é muito bão, ainda mais estalando de pronto na hora e com muuuiiittaaaa manteiga.
    Abraços.

    ResponderExcluir