quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

São Sebastião e Oxóssi

Sou filho de Oxalá e Oxóssi tenho como meu protetor e Guia
Santa Irene tirando as flechas do corpo de São Sebastião - Obra de Georges da La Tour

São Sebastião nasceu em Petrória *, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente uma uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou uma decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados aos Prisioneiros e. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos Pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Em certa ocasião, Sebastião foi DENUNCIADO, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento.
Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião eo Tratou.

Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas INJUSTIÇAS cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

São Sebastião é um santo muito popular e padroeiro do município do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Reza uma lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, franceses lutando contra os Calvinistas.
Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro. São Sebastião é o protetor da Humanidade contra a fome, a peste ea guerra.

Na Umbanda, São Sebastião corresponde a Oxóssi
Oxóssi é o Orixá masculino iorubá responsável pela fundamental atividade da caça. Por isso na África é também cultuado como Ode, que significa caçador.

No Brasil, o Orixá tem grande prestígio e força popular, além de um grande número de filhos, recebendo o título de Rei das Matas. Seus símbolos são ligados à caça: no Candomblé, Possui um ou dois chifres de búfalo dependurados na cintura. E.U.A. Na mão, o eruquerê (eiru), que são pelos de rabo de boi presos numa bainha de couro enfeitada com búzios.

O filho de Oxóssi apresenta arquetipicamente como características atribuidas ao Orixá. Representa o homem impondo sua marca sobre o mundo selvagem, nele intervindo para sobreviver, mas sem alterá-lo. Oxóssi desconhece uma agricultura, não muda o solo para ele plantar, apenas recolhe o que pode ser consumido Imediatamente, um caça.

No Independência tipo psicológico a ele identificado, o resultado dessa atividade é o conceito de forte e de extrema Capacidade de ruptura, o afastar-se de casa e da aldeia para embrenhar-se na mata, afim de caçar.

Geralmente Oxóssi é associado às pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem portanto, Grande capacidade de concentração e de atenção, Aliada à firme determinação de Alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir. Buscam preferencialmente trabalhos e Funções que POSSAM ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente, não gostando do trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, é marcado por um forte sentido de dever e uma grande noção de responsabilidade. Afinal, é sobre ele que recai o peso do sustento da tribo.

Prece para Oxóssi

Okê ... Okê Cavaleiro de Aruanda! Okê ... Rei dos Caboclos e das Matas! Senhor Oxossi, que as suas matas possas estar repletas de Paz, Harmonia e Bem-Aventurança. Meu Pai Oxossi, Rei dos Caçadores, não Permita que eu me torne uma presa dos malefícios nem dos meus inimigos. Okê, Okê, meu Pai Oxossi! Rei das Matas de Aruanda. Okê Arô!

Texto enviado pelo amigo João Rodrigues da cidade de São Sebastião - Gravuras e Prece: Internet

5 comentários:

  1. ele é meu protetor tbem !!!...bjossssssssssssss Lu, de Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Okê,Okê!!! Que ele te proteja sempre. Universo

    ResponderExcluir
  3. Salve meu Pai Oxossi!
    Okê Arô Meu Pai.

    ResponderExcluir
  4. invado a noite da cidade
    ninguém me contesta
    me olha nos olhos
    ou levanta a voz

    (sou o chefe da casa
    o rei da floresta)

    meu legado é a palavra

    ResponderExcluir
  5. Okê, Okê seja protegido e iluminado!! Volte sempre e obrigado pela sua visita e comentário.
    Abraços do Universo

    ResponderExcluir