terça-feira, 18 de agosto de 2009

Michelangelo

Vaticano encontra autorretrato de Michelangelo em afresco

Um novo autorretrato do pintor italiano Michelangelo, um dos mestres do Renascimento, foi descoberto na recém-restaurada Capela Paulina, que fica dentro do Vaticano. Michelangelo aparece à esquerda, no afresco Crucificação de São Pedro, de turbante azul.

Segundo o chefe dos restauradores dos Museus Vaticanos, Maurizio de Luca, um "autoritário" Michelangelo aparece num dos dois afrescos da Capela Paulina , o da Crucificação de São Pedro. De turbante azul, o pintor encontra-se ao lado esquerdo da cena, como um dos três cavaleiros romanos que acompanham a crucificação.

O autorretrato faz parte da tradição de Michelangelo, em relação ao turbante, ele se protegia do pó com um turbante branco enquanto trabalhava. O fato de Michelangelo aparecer montado em um cavalo é normal pois ele gostava de cavalgar.

Esse autorretrato se parece com um outro retrato pintado do gênio por Daniele da Volterra em 1541. Sua expressão é de sofrimento e tristeza por sentir a injustiça que estava sendo feita com São Pedro. Vários especialistas, restauradores e historiadores da vida de Michelangelo comprovaram ser o autorretrato autêntico.

Foto e informações: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário