domingo, 12 de julho de 2009

Aqui Jazz, para quem é vivo - Chick Webb

William Henry "Chick" Webb nasceu em Baltimore (Maryland) em 10 de fevereiro de 1909 e faleceu em Baltimore em 16 de junho de 1939. Tão pouco tempo, tanto ritmo. Foi uma pessoa considerada por todos que o conheceram de excelente caráter, sociável e bondoso. Foi como um segundo pai para a "Primeira Dama do Jazz", Ella Fizgerald, ajudando-a tanto humana como profissionalmente.
Todas as contrariedades que teve na vida, a doença, a concorrência, os agentes artísticos, o racismo, tudo isso o motivava mais e conseguia tirar o melhor dessas situações com o seu otimismo e garra.

Chick era considerado um baterista que tocava com vigor e um swing inigualavel, mas era também um mestre ao tocar com as vassouras

Chick levou uma queda de costas quando criança que lesionou várias vertebras. Isso atrapalhou seu desenvolvimento físico, provocando-lhe o nanismo. Sofria fortes dores que o incomodavam, mas ele sempre tentou dissimular em sua vida breve. Todos concordavam que atrás de sua bateria, projetada especialmente para ele, transformava-se num gigante.
Chick gostva de bater em caixotes, tachos, onde desse, desde os 3 anos de idade. Comprou a sua primeira bateria usada, nove anos depois, ganhando dinheiro como vendedor de jornais.

Chick Webb e sua orquestra

Montou sua banda e tinha uma obsessão em que ela fosse a melhor. Investia pesado em ter os melhores arranjos e formar músicos, que eram muitas vezes contratados por outras bandas que podiam pagar melhor salário.

Chick foi uma grande influência para outro grande baterista Gene Krupa, a quem venceu em um duelo, quando a orquestra de Benny Goodman foi derrotada pela orquestra de Chick Webb em um desafio no Savoy Ballroom, famosa casa de dança no Harlem. Chick não foi somente uma influência para Gene e Buddy Rich, outro famoso baterista, mas também para vários músicos.
A seleção que fiz dá uma amostra da qualidade excepcional de Chick Webbe de sua orquestra. È só acessar os links em azul abaixo para ver, ouvir essa fera do jazz.

http://www.youtube.com/watch?v=Q7yGiTxAyRQ Chick Webb - Nesse vídeo você verá um breve histórico sobre Chick Webbe sua orquestra e poderá sentir a diferença do swing entre sua orquestra e a de Benny Goodman "derrotada" em um dos desafios promovidos pelo Savoy Ballroom. Não foi somente Benny Goodman que sofreu com a orquestra de Chick Webb. Duke Ellington, Countie Basie e Jimmie Lunceford tiveram e deram trabalho em seus desafios com Chick

http://www.youtube.com/watch?v=VQJGantR2DA Big Apple at The Savoy Ballroom - Veja as feras que dançavam no Savoy Balrroom

O Rei da bateria

http://www.youtube.com/watch?v=b0vcRRupZmw Chick Webb & His Orchestra - Stompin' At The Savoy - grande sucesso do arranjador Edgard Sampson foi fundamental para criar a imagem da orquestra.

Nesse vídeo você ouvira nitidamente como Chick Webb "prepara", com uma batida mais forte na caixa a passagem e a entrada de cada naipe de instrumentos, após cada solo executado.

http://www.youtube.com/watch?v=lXhm5euZytI The Dipsy Doodle - Chick Webb

http://www.youtube.com/watch?v=b_EasR5DTm0 Gershwin - Liza (All The Clouds'll Roll Away) - Chick Webb & His Orchestra

http://www.youtube.com/watch?v=Di5eYAtf0f0 After Seben 1929 -- Chick Webb & "Shorty" George Snowden
Neste vídeo o famoso"Shorty" George Snowden - Terceiro homem a dançar (Chamado "Shorty Stump" no filme), mostra toda a sua categoria como dançarino e James Barton (Mestre de Micahel Jackson?) faz uma dança solo com a música Black Face, ambos acompanhados pela orquestra de Chick Webb.
http://www.youtube.com/watch?v=BVglo7vRskA I Want to Be Happy - Ella Fitzgerald Recorded 1937 with Chick Webb & his Orchestra.

http://www.youtube.com/watch?v=394BgNIQ2_M Wacky Dust - Ella Fitzgerald Decca 2021 1938

Ella Fitzgerald foi descoberta e contratada por Chick Webb para ser a cantora de sua orquestra. Chick Webb foi como um segundo pai para Ella Fitzgerald. Tiveram uma longa e produtiva parceria. Ella Fitzgerald foi a jóia em sua coroa.
Vídeos: YouTube - Fotos e pesquisa: Internet, Wikipédia, os Grandes do Jazz (Ediciones Del Prado - Espanha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário