terça-feira, 17 de março de 2009

Oscar Wilde

Oscar Fingal O'Flahetie Wills Wilde

Nasceu na Irlanda, Dublin em 16 de outubro de 1854 e morreu em Paris, de meningite, em 30 de novembro de 1900
Criador do movimento esteticismo ou dandismo, que defendia, a partir de fundamentos históricos, o belo como antídoto para os horrores da sociedade industrial.
Era um dandi e tinha atitudes extravagantes e uma vida social bastante agitada. Foi casado e teve dois filhos. Escreveu poemas, contos infantis, novelas, dramas e comédias para teatro, que são hoje, clássicos da dramaturgia britânica.
Escreveu um único romance, O retrato de Dorian Gray, que trata da arte, manipulações humanas e vaidade, é considerado por muitos como sendo a sua maior obra-prima.

"Escolho os meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas
pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão
pelas injustiças.
Escolho os meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.
Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri comigo não sabe sofrer comigo.
Meus amigos são todos assim: metade graça, metade sinceridade.
Não quero risos previsíveis nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,
mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem sou.
Pois os vendo loucos e santos, loucos e sérios, crianças e velhos,
nunca me esquecerei de que 'normalidade' é ilusão imbecil e estéril".

OSCAR WILDE

Textos e foto: Wikipédia, Wal e Mitsi

2 comentários:

  1. vc tem certeza de que isso é do oscar wilde? parece mais o texto de uma garotinha de doze anos!

    ResponderExcluir
  2. Candido, não fiz pesquisa de confirmação, a fonte que enviou o material sabe das coisas, confiei. OW escreveu vários contos infantis. É que a marca que ficou forte foi do OW do Retrato de Dorian Gray, devido a sua personalidade, escritos, opção sexual e a repressão moral vigente na Inglaterra à época. Caso você deseje nos ajudar a confirmar se o texto é de fato de OW, agradecemos. Um forte abraço e volte sempre ao blog, foi um prazer receber sua visita e participação.
    Obrigado, Universo.

    ResponderExcluir