quinta-feira, 5 de março de 2009

Menuhin - Paganini Moto Perpetuo - Clique para assitir ao vídeo

Para amaciar e preparar o espírito para mais um fim de semana de verão, postei essa fantástica interpretação do violinista Yehudi Menuhin do Moto Perpetuo do gênio Niccolò Paganini
Para assistir ao vídeo com a apresentação de Yehudin Menuhin basta clicar no título acima ou no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=dPRWshWq9E4

NICCOLÒ PAGANINI
Niccolò Paganini nasceu em Génova, Itália, o terceiro dos seis filhos de Antonio e Teresa (nee Bocciardo) Paganini. Filho de um comerciante mal sucedido, mas ele conseguiu completar o seu rendimento através da reprodução de música com bandolim. Com cinco anos de idade, Paganini começou a aprender a tocar no bandolim de seu pai, e aos sete anos de idade mudou para o violino. Seu talento musical foi rapidamente reconhecido, ganhando-lhe inúmeras bolsas de estudo para lições de violino. O joven Paganini estudou com diversos violinistas locais, incluindo Giovanni Servetto e Giacomo Costa, mas o seu progresso rapidamente ultrapassou as suas habilidades. Paganini e seu pai, em seguida, viajaram para Parma para buscar mais orientações de Alessandro Rolla. Mas, após ouvir Paganini' tocar, Rolla imediatamente encaminhou-o para o seu próprio professor, Ferdinando Paër e, mais tarde, Paër ao seu professor Gasparo Ghiretti. Os dois tiveram uma influência considerável sobre o seu estilo e a sua composição. Com menos de 18 anos, Paganini foi nomeado primeiro violino da República de Lucca, mas uma porção substancial de sua renda provinha de trabalho como autônomo. Sua fama como violinista foi apenas acompanhada por sua reputação como jogador e mulherengo. Em 1805, Lucca foi anexada pela França napoleônica, e a região foi cedida à irmã de Napoleão, Elisa Baciocchi. Paganini tornou-se músico oficial para a familia Baciocchi dando aulas particulares para seu marido, Félix. Em 1807, Baciocchi tornou-se Grande Duquesa da Toscana e sua corte foi transferida para Florença. Paganini fazia parte da comitiva, mas, no final de 1809, ele deixou Baciocchi para retomar a sua carreira independente.

Paganini possuia uma técnica excepcional devido a sua grande flexibilidade. Ele tinha os dedos muito longos e foi capaz de reproduzir 12 notas por segundo, esse é o tempo que a maioria dos músicos leva para ler 12 notas. Criou técnicas de memorização, os músicos tocavam com a partitura, ele subia ao palco e tocava, estava tudo memorizado. A técnica de Paganini ainda é considerada impossível pelos padrões de hoje.


Sua saúde se deteriorou devido a envenenamento por mercúrio pelos compostos de mercúrio utilizados tratar a sífilis. A doença acabou com a sua capacidade de tocar violino, e ele se aposentou em 1834. Morreu de câncer na garganta em Nice.

YEHUDIN MENUHIN

Yehudin Menuhin, Barão Menuhin de Stoke d'Abernon (Violinista, maestro e compositor norte-americano) 22 de abril de 1916, Nova York - 12 de março 1999 - Berlim.
Menuhin foi não só um dos mais virtuosos violinistas, mas também um dos mais célebres intérpretes atuais de música clássica. O músico realizou atuações ao vivo e dedicou-se também à direção de orquestras desde 1960 (a partir dos anos de 1990, esta foi a sua atividade quase exclusiva). Aos 7 anos, surpreendeu como "menino prodígio", atuando com a San Francisco Symphony Orchestra. Apareceu, depois, aos 11 anos, no Carnegie Hall de Nova York e, aos 13, em Berlim, interpretando concertos para violino de Bach, Beethoven e Brahms. Durante a Segunda Guerra Mundial, tocou para as tropas aliadas em centenas de concertos, fazendo por vezes duo com o compositor britânico Benjamin Britten. Bela Bartok compôs uma sonata para ele, que foi estreada em 1944. De origem judia, em 1945 voltou à Alemanha, oferecendo um concerto no campo de concentração de Bergen-Belsen e manifestando-se contra a censura que recaía sobre Wilhelm Furtwängler. A partir de 1957, passaram a ocorrer todos os anos os festivais Yehudin Menuhin na cidade turística suíça de Gastaad. O músico fundou em 1963 a Yehudin Menuhin School, em Londres, dirigindo também os festivais de Bath (1959-1968) e Windsor (1969-1972). Aberto a novas influências, realizou concertos com o virtuoso indiano da cítara, Ravi Shankar, e com músicos de jazz. Comprometido com a necessidade de um entendimento entre as nações, fez parte do Conselho Musical da Unesco entre 1969 e 1975. Em 1970, adquiriu a nacionalidade suíça e, em 1985, a britânica. Suas memórias foram publicadas no livro Uma Viagem Inacabada, editado em 1976. Recebeu o título de sir em 1985.

Textos, fotos e gravuras: Wikipédia - Internet Vídeo: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário