sexta-feira, 29 de março de 2013

Curso rápido para falar Mineirês

Imagem: Internet

lidileiti (litro de leite)
Dossdileite (doce de leite)
dendapia (dentro da pia)
badapia (debaixo da pia)
unkidicarne (1 kilo de carne)
ugáscabô ( o gás acabou)
tradaporta (atras da porta)
badacama (debaixo da cama)
iscodidente (escova de dente)
nossinhora (nossa senhora)
Virgmaria (Virgem Maria)
Deusducéu ( Meu Deus do Céu)
pondiôns (ponto de ônibus)
denduforno (dentro do forno)
doidimai (doido demais)
ãnsdionti (antes de ontem)
sapassado (sábado passado)
vidiperfum (vidro de perfume)
tirisdaí (tira isso dai)
rugoiáis (rua Goiás)
onquié (Onde que e?)
quainahora (quase na hora)
prõnóstãuínu (para onde nós estamos indo?)
ládoncovim (lá de onde que eu vim)
proncovô? (para onde que eu vou?)
oncotô? (Onde que eu estou?)
Simbortão? (Vamos embora então?)
Pópô o pó? (Pode pôr o pó? - de café) Resposta: Pó, pópô pó (Pode, pode por pó)
Pópicauáio? (Pode picar o alho?)
dôdestongo (dor de estômago)
mardusfigo (mal do fígado)
usvidifora (os vidros de fora)
usvididentro (os vidros de dentro)
usmininxegaro (os meninos chegaram)
asmininxegaro (as meninas chegaram)
pópegakasmão? (pode pegar com as mãos?)
uventátáondi ( o avental está aonde?)
Esseonbesvaprasavass (Esse ônibus vai para a Savassi? - Bairro de Belo Horizonte)
Oncetá (onde você está?)
Xisdifora (Juiz de Fora)
Oncêfoi (Onde você foi?)
Quecêtafazeno (O que você está fazendo?)
Cêvai (Você vai?)
Cêfoi (você foi?)
Ocê (Você)
Cê (você)
Uai ( Uai, é uai, uai)

Recebi, não me lembro de quem

Nenhum comentário:

Postar um comentário