segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Minas Santo e Espírito das Gerais - 1º Encontro de Dança Circular

Eu recomendo conhecer esse evento.

Lembrei-me de quando estudei um pouco de danças folclóricas, cantigas de roda e de uma visita que fiz ao Centro de Artesanato e Cultural em Recife, que funciona onde era a antiga cadeia.
Onde eram as celas, criaram lojas para venda de artesanato pernambucano e no adro central de onde partem os corredores com as lojas/celas, havia uma dança de roda, entrei, participei e cirandei bastante, interagindo com os amáveis, alegres e receptivos pernambucanos. Êta povo porreta! Terra de bons e queridos amigos.

Aprendi a Ciranda de Roda ao som da ciranda:

"Essa ciranda, quem me deu foi Lia
Que mora na Ilha
De Itamaracá..."

Foram horas de dança. relaxamento, depois de um dia cansativo de trabalho. Saí dali, suado, leve, feliz. Fui para o hotel, tomei uma bela ducha fria, fiz um lanche leve e dormi como um anjo.

Trago na memória essa noite em Recife. Trago dentro de mim os sons da ciranda e até hoje sei os passos da Ciranda de Roda.
Legítima cultura brasileira,da mais pura alegria e beleza. 

Clique para ampliar



Queridos amigos da Roda!

Escrevemos a “quatro mãos”, é de coração que colocamos aqui a nossa intenção!

No começo do ano começamos a sonhar com a possibilidade de juntar as rodas do ES e MG para, em um Encontro, dançarmos de mãos dadas com todo o Brasil.

Hoje, estamos tecendo com muito carinho esta história. O nosso sonho está se concretizando, já tem nome e data: Minas Santo e Espírito das Gerais - 14, 15, 16 e 17 de novembro de 2013. Será um Encontro Bianual, uma vez em Vitória (14 de novembro de 2013) e outra em Minas (2015).

Fátima Aguirre Ramos, do Espírito Santo, e Lize de Block, em Minas Gerais, aceitam este chamado com o coração eufórico, aquecido e confiante rumo a esse desafio.

O nosso propósito é alimentar a Dança de Roda em nossos estados e fazer um encontro, no qual possamos vivenciar o círculo com toda a sua alegria e força. Esperamos assim, fortalecer, conhecer e reconhecer as rodas presentes no Espírito Santo e Minas Gerais, fomentando a construção de elos e a união desses círculos. Esperamos que novas rodas tenham força para nascerem e viverem em comunhão com todos, em uma grande roda!

Estamos apavoradas com tamanha responsabilidade. Queremos compartilhar este momento de criação com vocês e contamos com o apoio e parceria. Amamos todos vocês, e todos são bem vindos e esperados em nosso encontro!

Desejamos que mais pessoas sonhem conosco e entendam a nossa proposta... ”é preciso ter sonho sempre, quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania de ter fé na vida”.

O que mais podemos dizer? Vem sonhar conosco, vem pra roda!
Se eu apagasse a fina linha do horizonte
Será que o céu cairia no mar?
E as estrelas e a lua começariam a navegar?
Ou será que o mar viraria céu
E os peixes aprenderiam a voar?
~ Roseana Murray
... Será que a montanha chegaria ao mar? Claro, tudo está interligado, o que nos cabe é dar as mãos e dançar a vida, com alegria! Formando elos, celebrando, dançando por um mundo melhor!



Com o “carinho” da Fátima e o “tamanho” da Lize, deixamos nosso abraço circular!

        Local onde será o encontro - Sesc Praia Formosa - em Santa Cruz - Aracruz - Espírito Santo 

Para conhecer tudo sobre o encontro, acesse o link abaixo:


Dica da prima Ivanir Vieira Mendes, de Juiz de Fora, sempre ligada nas coisas essenciais e belas da vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário