quarta-feira, 2 de março de 2011

Aqui jazz, para quem é vivo - Billy Taylor

Billy Taylor - (Dr.Taylor), nasceu em Greenville em 24 de julho de 1921, na Carolina do Norte e faleceu em 28 de dezembro de 2010, aos 89 anos em Nova York. Pianista, compositor, professor, radialista, diretor musical.



Dirigia a Kennedy Center, entidade cultural e artistica desde 1994. Foi marcante sua presença no mundo do jazz. Professor, descobridor de talentos e, apresentador de TV. Descrito como "um grande homem de estado e embaixador do jazz no mundo", gostava de ser chamado de Dr. Taylor pelo seu doutorado de 1975 em educação o musical pela Universidade de Massachussets.

Iniciou sua carreira profissional em 1941, tocou com grandes nomes do jazz, como Miles Davis, Billie Holiday, Ben Webster, Ella Fitzgerald, Charlie Parker e Charles Mingus. Liderou seu trio de jazz, compôs mais de 300 musicas.

"I wish I knew how it would feel to be free", é uma de suas canções mais famosas, se tornou hino do movimento pelos direitos civis entre 1950 e 1970. A cantora Nina Simone foi a responsável por uma das regravações mais conhecidas da faixa, em 1967.
Dr. Taylor ficou mais conhecido como defensor e divulgador do jazz do que como instrumentista.

Atuou na Tv e no rádio, criou programas de jazz, apresentou músicos e divulgou a música por todos os Estados Unidos. Ensinou jazz das mais diversas formas, incluindo programas comunitários e seminários nas Universidades de Yale e de Massachusetts-Amherst, onde fez seu doutorado.
Em sua carreira, Taylor ganhou a Medalha Nacional das Artes, recebeu o título de Mestre de Jazz pelo Fundo Nacional das Artes, 20 títulos honorários e o Grammy.

1947 - Billy Taylor (esquerda) e Bob Wyatt (direita) - foto de William P. Gottlieb

I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free

I wish I knew how
It would feel to be free
I wish I could break
All the chains holding me
I wish I could say
All the things that I should say
Say 'em loud say 'em clear
For the whole round world to hear
I wish I could share
All the love that's in my heart
Remove all the bars
That keep us apart
I wish you could know
What it means to be me
Then you'd see and agree
That every man should be free

I wish I could give
All I'm longin' to give
I wish I could live
Like I'm longin' to live
I wish I could do
All the things that I can do
And though I'm'm way over due
I'd'd be starting a new

Well I wish I could be
Like a bird in the sky
How sweet it would be
If I found I could fly
Oh I'd'd soar to the sun
And look down at the sea
Than I'd sing cos I know - yea
Then I'd sing cos I know - yea
Then I'd sing cos I know
I'd'd know how it feels
Oh I'd know how it feels to be free
Yea Yea! Oh, I'd know how it feels
Yes I'd know
Oh, I'd know
How it feels
How it feels
To be free



Eu Gostaria de Saber Como Seria a Sensação de Ser Livre

Eu queria saber como é ser livre
eu queria poder quebrar todas as barreiras que me prendem
eu queria poder dizer todas as coisas que eu tenho pra dizer
dizê-las alto, dizê-las claramente
para todo imenso mundo escutar

eu queria poder compartilhar todo o amor que há em meu coração
remover todas as barreiras que nos separam
e eu queria que voce soubesse como é ser eu
entao voce veria e concordaria
que todo homem deve ser livre

eu queria poder ser como um passaro no céu
quão doce seria se eu descobrisse que posso voar
bem, eu planaria o sol e veria lá de cima o mar
e cantaria, pois saberia como é ser livre

eu queria saber como é ser livre
eu queria poder quebrar todas as correntes que me prendem
e eu queria poder dizer todas as coisas que eu quero dizer

dizê-las alto, dizê-las claramente
para todo imenso mundo escutar
dizê-las alto, dizê-las claramente
para todo imenso mundo escutar
dizê-las alto, dizê-las claramente
para todo imenso mundo escutar

um amor um sangue
uma vida voce tem que fazer o que te ver pra fazer
uma vida com cada um
irmãs, irmãos

uma vida mas não somos iguais
temos de carregar uns aos outros
carregar uns aos outros
Whoah Whoah Whoah Whoah Whoah ...

eu queria saber como é ser livre
eu queria saber como é ser livre

Pesquisa, fotos e videos: Internet - Wikipédia YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário