quarta-feira, 31 de março de 2010

Festa de Lecticia ou de Iracema no Nordeste do Brasil

Lecticia Cavalcanti - jornalista e escritora

Baseado no filme a Festa de Babette, a jornalista Lecticia Cavalcanti, sugere uma festa com um jantar feito com comidas regionais do Nordeste. Abaixo a segunda parte de seu texto sobre o filme a Festa de Babette e as receitas que ela sugere. Esse jantar também pretendo preparar.

"A história é universal. E poderia ser contada aqui mesmo, com personagens e ambientes do Nordeste brasileiro. Em vez do Mar do Norte a história se passaria, por exemplo, às margens do rio Vasa Barris. No arraial de Canudos, interior da Bahia, quase fronteira com Pernambuco. O fundador da seita religiosa seria então Antonio Vicente Mendes Maciel, conhecido pelos seus como Santo Antonio Conselheiro, Bom Jesus Conselheiro ou, mais simplesmente, Antonio Conselheiro. Nômade, sempre vestido de preto, foi descrito por Câmara Cascudo como "frugal, austero, exigente, disciplinado e casto". Pregava um evangelho farto em castigos e marcado pelo combate ao pecado. E criou uma comunidade baseada na posse comum da terra, dos rebanhos e da comida. No artigo anterior, tivemos as receitas originais do jantar de Babette. Já a proposta do texto de agora, é mostrar como poderia ser um jantar como esse aqui no Nordeste. Trocando, em pratos assemelhados, a sofisticação do ambiente europeu pela simplicidade rústica, própria da nossa culinária."

RECEITAS

SOPA DE PEIXE E CAMARÃO

INGREDIENTES: 500 g. de cabeça de peixe, 250 g. de cabeça de camarão, 2 cebolas, 2 talos de aipo, 2 dentes de alho, 2 talos de alho-poró (só a parte branca), coentro e cebolinho amarrados, 50 ml de azeite, 1 colher de sopa de urucum, ½ colher de sopa de extrato de tomate, ½ litro de vinho branco seco, ¾ de litro de água, 2 cravos, sal a gosto.

PREPARO: Refogue no azeite cebola, alho, alho-poró e aipo . Junte o peixe e o camarão. Depois a água, o vinho, coentro e cebolinho. Deixe cozinhar por 10 minutos. Junte urucum e o extrato de tomate. Deixe no fogo por 30 minutos.Retire o coentro e cebolinho. Passe no liquidificador e depois em peneira fina. Verifique os temperos.

BEBIDA - Um vinho branco

CREPES DE FUBÁ DE MILHO COM ENSOPADO DE SIRI

INGREDIENTES

PARA O CREPE: 65 g. de fubá, 50g. de farinha de trigo, 50g.de farinha de mandioca,10gr de fermento fresco, 1 colher de café de açúcar, sal, 3 claras, 2 gemas, 1 colher de sopa de cebolinha picada, 1 colher de sopa de salsinha picada, 20 ml. de leite, 2 colheres de sopa de manteiga derretida.

PARA O CREME: ½ litro de creme de leite fresco, ½ limão, algumas gotas de vinagre, 100 g de queijo de coalha ralado.

PARA O SIRI: 1 corda de siri, 2 cebolas picadas, 2 tomates picados, 2 dentes de alho socados, 2 pimentões cortados em tiras finas, cheiro verde, 4 colheres de sopa de azeite,pimenta do reino, 1 copo de leite de coco, 2 xícaras de farinha de mandioca, sal a gosto.

PREPARO

CREPE: Misture o leite morno com o fermento em uma vasilha e deixe descansar por 5 minutos. Em outro recipiente, junte o fubá, a farinha de trigo e a de mandioca. Faça um buraco no meio e coloque o leite com o fermento dissolvido. Junte as gemas, o sal e o açúcar. Misture bem, até obter massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 1 hora. Bata as claras em neve e misture delicadamente à massa. Acrescente a salsa, cebolinha e a manteiga derretida. Coloque porções dessa massa em frigideira pequena e frite em pouca manteiga, dos dois lados.

CREME: Em batedeira coloque o creme de leite e vá batendo, com o suco de limão e as gotas de vinagre. Retire assim que encorpar. Junte o queijo de coalha ralado. SIRI: lave bem e cozinhe em água e sal. Depois de cozidos retire toda a carne e reserve. Faça um refogado com azeite, cebolas, tomates, alho, pimentões e cheiro verde. Junte o siri, o leite de coco, sal e pimenta. Depois acrescente a farinha aos poucos, até obter consistência de mingau grosso.

BEBIDA - Um espumante

CARNEIRO ASSADO COM PURÊ DE BATATA DOCE

INGREDIENTES

PARA O CARNEIRO: 1 pernil de cordeiro novinho, sal, pimenta, 12 dentes de alho, alecrim seco, 1 copo de vinho tinto, cebola em rodelas, azeite.

PARA O PURE: 1 ½ kg de batata doce cozida e espremida, 1 lata de leite condensado , 100 g. de manteiga derretida.
Obs: Entrei em contato com a Lecticia Cavalcanti para confirmar se era mesmo para adicionar a receita do purê de batata doce - 1 lata de leite condensado. Recebi e-mail dela confirmando para usar o leite condensado e que o purê fica uma delícia. Portanto, mãos à obra.

PREPARO

CARNEIRO: Deixe o pernil temperado, na geladeira, por 12 horas, com: sal, pimenta, alecrim seco,cebola, vinho tinto e alho (enfiados, no pernil, em pequenos furos). Quando for assar retire um pouco desse molho e acrescente azeite. Asse por 1 hora até que, enfiando o garfo, não saia mais sangue. Só um pouco de líquido quase transparente.

PURÊ: Em uma batedeira coloque a batata doce espremida e vá juntando, aos poucos, o leite condensado e a manteiga. Bata até que a mistura fique homogênea. Caramelize uma forma de buraco, coloque o purê e leve ao forno, em banho-maria, por 20 minutos. Desinforme e sirva.

BEBIDA - Um vinho tinto

BOLO SOUZA LEÃO

INGREDIENTES: 18 gemas, 6 xícaras de leite de coco puro,1 kg de açúcar, 1 kg de massa de mandioca, 2 colheres de sopa de manteiga, sal a gosto.

PREPARO: Faça uma calda em ponto de fio com o açúcar. Junte a manteiga e depois as gemas. Acrescente, em seguida, a massa lavada, espremida e peneirada. Por fim o leite de coco. Passe toda a mistura em peneira muito fina, várias vezes. Coloque em forma untada e asse em forno regular.

BEBIDA - Um espumante

Texto de Lecticia Cavalcanti - Foto Internet: TV-Globo