domingo, 4 de outubro de 2009

Mercedes Sosa, Adios...

“Eu não escolhi cantar para as pessoas. A vida me escolheu para cantar”

A voz da América Latina, calou-se. Chamada carinhosamente de "La Negra" pelos seus fãs. nasceu em Tucuman , em 9 de julho de 1935. De familia humilde que trabalhava na cana-de-açúcar. Foi exilada na Europa por ter inspirado a oponentes dos regimes militares que dominaram a América do Sul.

Mercedes Sosa, cantora argentina, nos deixa aos 74 anos. Abaixo selecionei algumas músicas de sua extensa obra. Levou seu canto forte e a música da América Latina aos quatro cantos do mundo. Ficará para sempre na memória essa guerreira forte, mulher iluminada e grande cantora.
Clique nos links abaixo e veja a beleza do que nos legou.

http://www.youtube.com/watch?v=WyOJ-A5iv5I Mercedes Sosa - Gracias a La Vida

Mercedes Sosa canta Gracias a la Vida - Letra de Violeta Parra
Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me dio dos luceros que cuando los abro
perfecto distingo lo negro del blanco
y en el alto cielo su fondo estrellado
y en las multitudes el hombre que yo amo.

Gracias a la vida, que me ha dado tanto
me ha dado el oido que en todo su ancho
graba noche y dia grillos y canarios
martillos, turbinas, ladridos, chubascos
y la voz tan tierna de mi bien amado.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me ha dado el sonido y el abedecedario
con él las palabras que pienso y declaro
madre amigo hermano y luz alumbrando,
la ruta del alma del que estoy amando.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me ha dado la marcha de mis pies cansados
con ellos anduve ciudades y charcos,
playas y desiertos montañas y llanos
y la casa tuya, tu calle y tu patio.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me dio el corazón que agita su marco
cuando miro el fruto del cerebro humano,
cuando miro el bueno tan lejos del malo,
cuando miro el fondo de tus ojos claros.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me ha dado la risa y me ha dado el llanto,
asi yo distingo dicha de quebranto
los dos materiales que forman mi canto
y el canto de ustedes que es el mismo canto
y el canto de todos que es mi propio canto.

Gracias a la Vida
Gracias a la Vida
Gracias a la Vida
Gracias a la Vida

Mercedes Sosa - Obrigado à vida (Violeta Parra)
Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me dois olhos que, quando os abro
perfeitamente distingo o preto do branco
e no alto céu, o seu fundo estrelado
e nas multidões, o homem que eu amo.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o ouvido que, em toda a amplitude,
grava, noite e dia, grilos e canários
martelos, turbinas, latidos, chuviscos
e a voz tão terna do meu bem amado.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o som e o abecedário
e, com ele, as palavras com que penso e falo
mãe, amigo, irmão e luz iluminando
a rota da alma de quem estou amando.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me a marcha dos meus pés cansados
com eles andei por cidades e charcos,
praias e desertos, montanhas e planícies
pela tua casa, tua rua e teu pátio.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o coração que todo se agita
quando vejo o fruto do cérebro humano,
quando vejo o bem tão longe do mal,
quando vejo no fundo do teus olhos claros.

Obrigado à vida que me tem dado tanto
deu-me o riso e deu-me o pranto
assim eu distingo a felicidade da tristeza,
os dois materiais de que é feito o meu canto
e o canto de todos, que é o meu próprio canto

Obrigado à Vida
Obrigado à Vida
Obrigado à Vida
Obrigado à Vida

http://www.youtube.com/watch?v=h0QFkpUhBFo Como la cigarra por Mercedes Sosa

http://www.youtube.com/watch?v=ikUdtMkZkCQ Mercedes Sosa - Soy pan, soy paz, soy más (1983 / con Piero)

http://www.youtube.com/watch?v=zvd-8DRur-A Serenata para la tierra de uno- Mercedes Sosa-1980

http://www.youtube.com/watch?v=icrCSlBGkl0 Mercedes Sosa - Canción con todos

http://www.youtube.com/watch?v=GSHL9Q8JHVY Bertolt Brecht, Mercedes Sosa e Milton Nascimento

http://www.youtube.com/watch?v=SIrot1Flczg Mercedes Sosa - Solo le Pido a Dios
http://www.youtube.com/watch?v=IAMdTdgSNh4 ALFONSINA Y EL MAR- MERCEDES SOSA

Foto: Internet (AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário