domingo, 30 de agosto de 2009

Sagração da Primavera - Aylê - Salassiê

No vídeo abaixo você ouvirá a revolucionária música de Stravinsky e assistirá ao não menos inovador ballet com a coreografia de Nijinsky. O vídeo é de 34 minutos e apresenta a obra com a Orquestra de Paris sob a regência de Pierre Boulez, francês, maestro e compositor de música clássica. Veja mais detalhes após o texto que o Aylê escreveu em homenagem a Stravinsky. Clique no link abaixo em azul e desfrute dessa bela peça.

http://www.youtube.com/watch?v=XrOUYtDpKCc Ballet - Stravinsky Le Sacre du Printemps - P Boulez Orch de Paris 2002

Sagração da Primavera

(Homenagem a Stravinski)*

A chuva está voltando cedo,
muito cedo.
Era esperada só para o final de setembro.
Um pingo aqui, outro ali,
vagarosamente vai se apresentando,
até que nimbos repentinos derramam -se copiosamente,
sobre o solo rude e desidratado
do cerrado,
mal terminado o mês de agosto.
A cada gota que desaba
uma bruma amarelada de poeira sobe
para desaparecer, em seguida, na brisa úmida
que , fria, vacilantemente se anuncia.
Em decadência,
o ar seco e inodoro do inverno vai se descompondo pela madrugada,
ao confrontar-se com o cheiro da sexualidade exuberantemente bela
da florescência ,
cujas plantas prenunciam a primavera.
A chuva chega forte e, furiosa,
tamborila nas vidraças,
derruba as últimas folhas secas,
que, com graça, caem pelo chão .
e , como pequenos barcos, navegam
trepidantes, solitárias e sem rumo sobre as enxurradas
Um mês a mais, e entramos no território da próxima estação,
para comemorar, no 21, o esquecido Dia da Árvore .
Na contabilidade da existência ganhamos e
esperamos ganhar ainda muitas coisas,
mas não tem contas aquelas que lá se vão.
Nessa troca, perdemos, entretanto, o medo.
Já não nos assusta sequer o barulho do trovão,
que, bramindo, faz tremer os homens mas, com raios, ilumina a escuridão .
Passa a ser menos uma ameaça e mais uma anunciação.
Como uma adolescente, molhada, a terra explode do seu cio reprimido.
Corpos e mentes sentem o vigor dessa mudança
de cenário e de sentido.
É alvorada, hora de despertar com a natureza,
com os pássaros que, da revoada perdidos, retornam aos primeiros abrigos,
e, com eles , a certeza
de que a paisagem colorida , no horizonte,
parece mais alegre e divertida:
ar puro , límpido, pleno de vida.
Coração lavado,
lágrimas e mágoas ressequidas ,
lembranças ,
foram todas gradual e vorazmente digeridas .
No renascer , surgem novas esperanças.
A sagração da primavera atrai para os campos milhares de de fiéis.
Já não importa os sacrifìcios ou se vão os dedos e os anéis.
Como dizem os indianos: acendem-se as lamparinas,
e, assim, fica mais fácil compreender , sob a uma luz tão pequenina ,
que, pelo menos, sazonalmente, sobre a terra desce a mão divina.

Aylê - Salassiê - 23.08.09
Origem: Wikipédia

* Le Sacre du printemps (1913) é um balé em dois atos que conta a história da imolação de uma jovem que deve ser sacrificada como oferenda ao deus da primavera em um ritual primitivo, a fim de trazer boas colheitas para a tribo. Música a do russo Igor Stravinsky, coreografia de Vaslav Nijinsky. Estreou em 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris.

Stravisnki é tido como um ícone de toda música erudita por marcar o início do modernismo . Considera-se que ela inovou em quase todos os aspectos músicais correntes na época : estrutura rítmica, orquestração, timbrística, forma, harmonia, uso de dissonâncias, e particularmente uma valorização da percussão acima da harmonia e melodia como nunca tinha ocorrido antes.

Desafiando bom número de regras e contestando tudo que se conhecia até então a obra causou um escândalo memorável na capital francesa, em que a platéia, diante de tanta revolução artística, não aceitava o que ouvia e via. A rejeição se reforçou pelas inovações de linguagem que Nijinsky incorporou à coreografia, valorizando movimentos "rústicos" inspirado em hieroglrafos e pinturas em pedras de homens da caverna. Durante a apresentação não faltaram vaias e o caos que se instalou. A peça é considerada uma das mais controvérsas na história da arte.Subdivide-se em duas partes principais:

  1. A adoração da terra (8 seções);
  2. O sacrifício (6 seções).
A orquestração é gigantesca A obra confronta todas as exigências da tradição da música ocidental, que, até o início do século XX, colocam a melodia e a harmonia acima do ritmo na hierarquia dos elementos musicais. Essa inovação e a inspiração que ela causou nas gerações futuras causaram uma profunda revolução naquilo que se acreditava em música.Ela foi re-conduzida no filme Fantasia

"Sonhei com um grande ritual pagão! Tive uma soberba visão repleta dos mais inusitados efeitos sonoros indefiníveis..." Igor Stravinsky

Vídeo: YOUTUBE - Texto e pesquisa: Aylê - Salassiê/ Wikipédia

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