quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cartola, não o sambista, a sobremesa

A sobremesa Cartola foi criada em Picuí no interior da Paraíba. Hoje é muito comum de se encontrar em Pernambuco, Rio Grande do Norte. Algumas pessoas fazem Cartola acrescentando chocolate, leite condensado, usam além dos queijos de coalho ou manteiga, a mussarela, deixam a cobertura de açúcar e canela crocante dando uma gratinada com um maçarico ou num forno elétrico.
Eu prefiro a receita tradicional que está abaixo ou modificada à mineira.

Cartola

Ingredientes
Bananas nanicas cortadas ao meio no sentido do comprimento
Queijo de coalho ou manteiga em fatias de 1,5 cm de espessura
Açúcar e canela em pó misturados a gosto
Manteiga para fritar as bananas

Modo de preparo
Numa frigideira frite as fatias de bananas na manteiga, deixe ficar bem douradas/carameladas e molinhas. Coloque em seguida no prato em que vai servir.
Derreta as fatias de queijo e ponha por cima das bananas
Polvilhe com a mistura de açúcar e canela, sirva em seguida

Dicas:
Uso o queijo Minas meia cura em substituição ao queijo de coalho com ótimos resultados. Deixo o queijo derreter até formar aquela crosta dourada e começando a queimar.

Já fiz com a mussarela Tirolez comum e ficou bom também.

Quanto a usar queijo coalho, você encontra no Verdemar pelo menos duas marcas, ambas atendem bem. Detalhe, o queijo coalho pode ou não ficar bem derretido, depende de como ele foi feito. Em Pernambuco há quem diga que o queijo coalho de melhor qualidade não derrete totalmente e que o de qualidade inferior derrete mais. Outros afirmam que não tem nada disso, existem dois tipos de queijo coalho, um para ser assado, que não derrete tanto e outro mais macio que derrete mais.
Portanto, tente achar dos dois tipos, faça seu teste e a sua escolha. Já provei Cartola com os dois tipos de queijo coalho e ambos são ótimos. O queijo manteiga do nordeste fica mais derretido, muito similar a textura do queijo Minas, porém é mais gorduroso.
Faça e depois me diga o quanto é deliciosa a Cartola.

Foto: Internet - Cartola preparada pelo tradicional Restaurante Leite, em Recife

3 comentários:

  1. Pequeno equívoco... A cartola tem origem em Pernambuco e é feito com queijo de manteiga. As variações são muito bem vindas, mas a original é muito melhor!

    ResponderExcluir
  2. I am really loving the theme/design of your site.
    Do you ever run into any browser compatibility issues?
    A number of my blog readers have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Opera.
    Do you have any tips to help fix this problem?


    Here is my page; แว่นตากันแดด

    ResponderExcluir
  3. Only operating in Explorer and Google Chrome.
    Tks and best regards.
    Universo

    ResponderExcluir