sábado, 4 de julho de 2009

Paraíso de Fernando de Noronha

Chegada ao PARAÍSO
Algumas fotos e dicas sobre a viagem a esse lugar privilegiado pela beleza natural.

Hospedagem - Pousada da Morena, bem localizada, boas instalações, super bem cuidada, cama e roupas de cama e banho impecáveis, atendimento excelente. café da manhã bem servido e variado. Pena que o restaurante Trattoria di Morena, que tem sua fama pela qualidade de sua comida, estava em reformas e o proprietário André, não o conheci, por estar envolvido com seu equipamento rádio amador em assunto de grande importância no período.

Patrícia e Pontual, te recebem com esse sorriso, atenção, gentileza, sempre prontos a atender em tudo o que você precisar.

No café da manhã, caprichado, Ricardo está a postos com o sotaque e alegria dos pernambucanos para te desejar um bom dia. Todos os funcionários da Pousada da Morena são super educados, gentis e recebem os visitantes com muito profissionalismo e carinho. Aliás, todas as pessoas de Fernando de Noronha com as quais mantive contato são de uma educação e gentileza como não se vê em todo lugar. São fora de série no tratamento aos turistas.

Vista do Morro do Pico. Essa visão você tem ao se hospedar na Pousada da Morena

Sala de espera do Paraíso

Praia do Americano e Morro do Pico

Restaurante XICA DA SILVA - Essa dupla dinâmica é demais, Bob e Márcia são assim mesmo, sorriso farto e fácil, bom papo e simpatia. Sobretudo lá no XICA DA SILVA, você pode confiar nas sugestões do Bob. Se ele falar isso tá bom, mas tal coisa está melhor, vá no que ele recomenda. Para mim é a melhor comida que provamos em Fernando de Noronha. Comida saborosa,tudo no ponto, tempero realçando o sabor dos pratos na medida exata. Não tem errada, vai lá e peça ao Bob a sugestão dele.

Filé de Cavala grelhado com molho de alcaparras, purê de abóbora ao molho de manjericão

Risoto de frutos do mar Mediterrâneo com filé de cavala grelhado ao molho de manjericão

Antes de ir jantar no Xica da Silva, aprecie esse pôr-do-sol de boca aberta e de preferência com uma taça de Champanhe na mão e a mulher de sua vida aconchegada junto a você

Praia do Sancho, eleita a praia mais bonita do Brasil

VARANDA Restaurante - Fernando Buarque e o Chefe Auricélio do Varanda Restaurante
Comemos uma farta Moqueca de peixe com frutos do mar, regada a cervejas geladas e batidinhas diversas.

Ilha dois irmãos

LANCHONETE NATIVA - Um lanche rápido e gostoso é só dar uma parada na Lanchonete Nativa e pedir um sanduba ou aquela coxinha de galinha, com suco ou refrigerante.
A Rosângela vai te atender com esse sorriso, gentileza e rapidez. Tudo muito organizado, limpo e com aquele toque feminino. Não deixe de ir.

Foto: Acervo do João luiz Gouveia Amaral
Jantar no restaurante do Zé Maria, Universo e Walcira, Bete e Aloísio, Isolde e Paulo, João e Eneida. Nós mineiros, eles gaúchos fugindo do frio. Turma excelente, pessoas maravilhosas que tivemos o prazer de conhecer e compartilhar bons momentos em Fernando de Noronha, depois nos encontramos rapidamente em Porto de Galinhas
Foto: João Luiz Gouveia Amaral
Nossa pedida, Meka (peixe) com arroz de jaca, arroz de gergelim, farofa de banana, farofa de cuscus, molho de tomate, molho de manga, molho de uva e outros acompanhamentos que não me lembro. Muito saboroso, pena que o serviço foi péssimo, éramos um grupo de 8 pessoas e a nossa pedida demorou tanto que as outras pessoas já haviam jantado quando veio o que pedimos, isso sem ter tido qualquer satisfação de quem quer que seja do restaurante Zé Maria. Lamentável para o nível da casa.

João Paulo no Ilhatour, sabe de tudo, ótimo papo, educado, alegre, curso superior, skatista fera

João Paulo na trilha do Atalaia , muita lama, o que valeu foi o cuidado dele com as pessoas, sua alegria e profissionalismo. Nota 1.000

O receptivo é da Atalaia, tudo no horário, ônibus limpos e com ar-condicionado, uma frota de 3 Mitsubishi, novas, cabine dupla com ar, e assentos na carroceria coberta e aberta dos lados para total visualização de tudo.
Destaque para todos os guias que nos acompanharam, o João Paulo, no passeio Ilhatour e o João Paulo na trilha do Atalaia, foto acima, nota 1.000 para os dois, é isso mesmo, só da João Paulo como guia, se fosse no Maranhão seriam todos com o nome José de Ribamar. Grandes profissionais e seres humanos de primeira.
DICAS:
  • Reserve assento no lado esquerdo do avião é a melhor vista no sobrevôo de chegada.
  • Não compre o passeio para a trilha do Atalaia com a trilha mais longa (5km), você terá de caminhar sobre pedras arredondadas e com limo por 2 km. Esclareça com o seu agente de viagens que você deseja fazer a trilha menor. É mais seguro e menos cansativo.
  • Não recomendo a visita a Fernando de Noronha para pessoas mais idosas, com dificuldades de locomoção e crianças. tenham em mente que é turismo ecológico com alguma aventura.
  • Não vá no período de inverno no nordeste, chove muito e as trilhas tornam-se mais perigosas e você pode pegar dias de chuva. Melhor período para se ir é em SETEMBRO.
  • Se no dia do passeio de barco para ver os golfinhos estiver chuvendo e você tiver mais dias na ilha, troque para outro dia sem chuva. Com chuva você não verá nenhum golfinho e a praia do Sancho, onde se para para nadar e mergulhar , costuma ficar com a água "BARRENTA", sem a mínima condição de uso. Eles sabem disso , mas fazem de conta que estará tudo bem. Não vá com chuva, é fria.
  • Leve mais de um par de tênis, nada de sandálias ou salto alto. Protetor solar e repelente é fundamental.No mais, vá e curta essa beleza de lugar, é caro, mas vale a pena.
  • No mais, vá e curta essa beleza!
  • FOTOS: UNIVERSO

2 comentários:

  1. Wal e Universo, coloquei a primeira foto de Noronha na minha área de trabalho. Ficou divina!
    Noronha é um paraíso a céu aberto, é uma preciosidade e orgulho dos pernambucanos.
    Valeu o comentário sobre minha terrinha querida. Vocês são muito queridos para mim, Geraldo e nossos filhos.
    bjs _______________iracema

    ResponderExcluir
  2. Concordo amiga, mas bom mesmo foi poder rever vcs e o Bolo de Rolo...huuuuummm!!!!
    Bjs procês tudo.
    Universo

    ResponderExcluir