terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Você é fiel a receita? - Pati - Blog Dedo de Moça

10 Jan 2014 05:00 AM PST - BLOG DEDO DE MOÇA

Pati - Blog Dedo de Moça

Quando você vai pra cozinha com uma receita na mão, qual é a chance de não respeitar muito o que o texto diz e se aventurar seguindo seus próprios instintos? Tirando as receitas de confeitaria, eu sou do time da infidelidade, rsrsrs! Isso não significa que não goste de receitas, muito pelo contrário, sou apaixonada por livros de culinária e vivo navegando em sites. Mas gosto da liberdade de poder usar a receita apenas como um ponto de partida e me deixar levar pelos aromas. Acho uma delícia descobrir novas possibilidades para aquele prato, incluir um tempero, acrescentar um ingrediente, substituir outro que está em falta… Ligar o som, abrir uma garrafa de vinho e ir provando até acertar a mão.

 O toque que eu vou dar ao prato depende – absolutamente – de quem vai experimentá-lo, porque o que mais me dá prazer é cozinhar para as pessoas! E quando falo isso significa que minha receita pode mudar completamente se estiver fazendo um prato para minha mãe, meu marido, minha avó, um desconhecido e por aí vai… Toda a inspiração que me leva até o fogão é agradar (ok, já discuti muito isso na terapia), é passar tudo que eu tenho de melhor através da comida, acho que dá pra definir como um gesto de amor, concordam?

Agora, vocês podem imaginar o quanto eu deixo minhas alunas loucas com esse “desprendimento” quando estou dando aula. Vira e mexe estou ensinando uma receita e sou interrompida por um: “Pati, mas isso não tá na receita”. É nesse momento que eu percebo que ensinar não é só passar conhecimento, mas é também – e principalmente – inspirar pessoas!

O BLOG DEDO DE MOÇA É UM DOS QUE EU SIGO, E RECEBO QUASE QUE DIARIAMENTE, ATUALIZAÇÕES SOBRE ASSUNTOS LIGADOS A CULINÁRIA. RECOMENDO DAR UMA OLHADA E SEGUIR: HTTP://WWW.DEDODEMOCA.NET