terça-feira, 12 de julho de 2011

"As pessoas não morrem ficam encantadas" - Aracy de Carvalho um anjo brasileiro

Uma homenagem tardia e simples a essa BRASILEIRA corajosa, humanista e idealista.
 Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, nasceu em Rio Negro, Paraná, 1908 e faleceu em São Paulo dia 3 de março de 2011, poliglota brasileira que prestou serviços ao Itamaraty, tornando-se a segunda esposa do escritor João Guimarães Rosa.

"Aracy também é conhecida por ter seu nome escrito no Jardim dos Justos entre as Nações, no Museu do Holocausto (Yad Vashem), em Israel, por ter ajudado muitos judeus a entrarem ilegalmente no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas. A homenagem foi prestada em 8 de julho de 1982, ocasião em que também foi homenageado o embaixador Luiz Martins de Souza Dantas. Ela é uma das pessoas homenageadas também no Museu do Holocausto de Washington (EUA)."

"No ano de 1938, entrou em vigor, no Brasil, a Circular Secreta 1.127, que restringia a entrada de judeus no país. Aracy ignorou a circular e continuou preparando vistos para judeus, permitindo sua entrada no Brasil. Como despachava com o cônsul geral, ela colocava os vistos entre a papelada para as assinaturas. Para obter a aprovação dos vistos, Aracy simplesmente deixava de pôr neles a letra J, que identificava quem era judeu."
Aracy e Guimarães Rosa
"Nessa época, João Guimarães Rosa era cônsul adjunto (ainda não eram casados). Ele soube do que ela fazia e apoiou sua atitude, com o que Aracy intensificou aquele trabalho, livrando muitos judeus da prisão e da morte."

"Aracy permaneceu na Alemanha até 1942, quando o governo brasileiro rompeu relações diplomáticas com aquele país e passou a apoiar os Aliados. Seu retorno ao Brasil, porém, não foi tranquilo. Ela e Guimarães Rosa ficaram quatro meses sob custódia do governo alemão, até serem trocados por diplomatas alemães. Aracy e Guimarães Rosa casaram, então, no México, por não haver ainda, no Brasil, o divórcio."


"Sua biografia inclui também ajuda a compositores e intelectuais durante o regime militar implantado no Brasil em 1964, entre eles Geraldo Vandré, de cuja tia Aracy era amiga."

Aracy enviuvou no ano de 1967 e não se casou novamente. Sofria de Mal de Alzheimer e morreu no dia 3 de março de 2011 em São Paulo, de causas naturais, aos 102 anos."

"As pessoas não morrem ficam encantadas" (Guimarães Rosa)

Pesquisas e fotos: Internet, Wikipédia

Frase do dia - William Shakespeare

Em resposta aos que se desculpam pela sua incompetência ao afirmar: " Quem emite a mensagem é o responsável...", um dito que ficou em voga, um bom tempo, no mundo corporativo e usado como desculpa por aqueles que não tinham capacidade de entender a mensagem e realizar seu trabalho com competência. 

"EU SÓ SOU RESPONSÁVEL PELO QUE EU FALO, NÃO PELO O QUE VOCÊ ENTENDE” - William Shakespeare.