terça-feira, 23 de abril de 2013

Antonio José Waghabi Filho - Magro do MPB4 - "Tem dias em que a gente se sente, como quem partiu ou morreu..."


Antônio José Waghabi Filho(o Magro) , nasceu em Itaocara - Estado do Rio de Janeiro, em 14 de novembro de 1943, faleceu em São Paulo, dia 8 de agosto de 2012, aos 68 anos de idade. Foi cantor brasileiro, arranjador, vocalista, instrumentista e um dos criadores do conjunto MPB4.

Desde criança teve forte ligação com a música e contato com vários instrumentos: piano, clarineta, violão e tambor.

                          Primeira formação do MPB4 - Magro, Ruy, Aquiles e Miltinho

Desde 1960 esteve envolvido com a música, e juntamente com os amigos Ruy, Miltinho e Aquiles. iniciaram em Niterói, no ano de 1962, um conjunto que se transformaria dois anos depois no MPB4, um dos mais influentes conjuntos vocais na música brasileira.

Da década de 60 até a década de 90, lançaram discos quase que anualmente.

Muitas das melhores interpretações do conjunto tiveram arranjos criados pelo Magro. O grupo cria técnicas sofisticadas para interpretação de músicas, tais como Chão, Pó, Poeira de 1976.

No vídeo abaixo, O MPB4 interpreta Lamento de Pixinguinha e Vinícius de Moraes.




Em 1967, o conjunto ganha fama nacional pela interpretação de Roda Viva de Chico Buarque, que cantou junto com o MPB4 essa canção no III Festival de Música Popular Brasileira, em São Paulo, na TV Record. Cálice de Gilberto Gil e Chico Buarque, interpretada por Milton Nascimento, é outro de seus arranjos famosos.

Magro  - MPB4

Tiveram importante papel no enfrentamento com a ditadura. Lançaram vários discos de grande sucesso: destaques para Deixa Estar de 1970, De Palavra em Palavra - 1971, Cicatrizes - 1972. Passaram por sérias dificuldades nesse período devido a perseguição da censura.

O talento de Magro como arranjador vocal ganhou repercussão nacional em 1967, quando ele criou a complexa trama que unia a voz de Chico Buarque às dos quatro meninos do MPB4 em "Roda Viva" (Chico Buarque), canção defendida pelos cinco no III Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record.



Também é dele o arranjo vocal da gravação original de "Cálice" (Gilberto Gil/ Chico Buarque), cantado por Chico e Milton Nascimento no álbum "Chico Buarque" (1978).
 

 Segunda formação do MPB4 - Aquiles, Magro, Dalmo e Miltinho

No vídeo abaixo, o grupo MPB4 apresenta seu novo CD "Contigo Aprendi", fala sobre o processo de criação do disco e sobre a nova formação do grupo com Aquiles, Dalmo, Miltinho e Paulo Malaguti, à direita, de óculos.





Aquiles, Miltinho, Paulo Malaguti e Dalmo - Terceira e atual formação do MPB4

Pesquisa, vídeos, fotos: Internet - Wikipédia - YouTube