quarta-feira, 6 de maio de 2009

Queijin di Minas com docin di leite? Loja do Itamar

Casamento perfeito: Queijo Minas Canastra com Doce de Leite de Viçosa. Recomendamos comer de joelhos, assim você já vai pedindo perdão pela gula, não dá para comer só uma porção.
Quer saber onde encontrar os ingredientes?

No Mercado Central de Belo Horizonte ou Belô para os iniciados nas coisas das Minas Gerais, você encontra qualidade, sabores típicos, precin bão, limpeza, lojas e barracas bem cuidadas numa explosão de cores, uma variedade de produtos para atender aos mais exigentes gourmês. Muito movimento, barulho e um astral que a todos contagia. Oh! Mercado Central quem te conhece volta sempre que vem a BH.
Destaco a Loja do Itamar como um dos melhores locais para se comprar diversos tipos de queijo, doces em barra, compotas das mais variadas frutas, pastosos como a goiabada cremosa "de colher" ou a cascão e o delicioso e para mim o melhor de todos, Doce de Leite de Viçosa.

Heloisa e Jacira atendem sempre com um sorriso a todo mundo e com um já famoso "O querido(a)", mesmo que o bicho esteja pegando nos fins de semana quando o Mercado transborda de gente de todo o Brasil. Pode confiar na escolha do queijo que elas fazem, não dá errado, as sugestões de queijos e doces dão casamentos perfeitos na hora da sobremesa. Lembre-se de pedir um queijo "espancado", é que elas escolhem o queijo dando um cocões para sentir a massa.

Eu quando de bode é só ir ao mercado e ver essas figurinhas alegres, educadas, ser recebido com um "Ô QUERIDO (A)! e toma conversa alegre e fiada pra lá e pra cá, pronto, saio de lá feliz da vida com o meu queijo e doce debaixo do braço.
Elas são demais.
Esse é Rodrigo, filho do Itamar, sempre com essa cara boa, sorriso farto (mesmo quando recebe o pagamento em cartão de crédito). Pescador dos bão, não mente, para ninguém duvidar mantém uma foto sua segurando um bitelo dum peixe, só não sei se foi ele que pescou, mas tá lá na foto.

Aí está um legítimo queijin di Minas, massa branca, compacta, queijo Minas de qualidade não pode ter buracos, tem de ser bem prensado, macio e nada de acidez. Pode ser mais fresco ou mais curado. Mais curado é o melhor para se fazer o famoso Pão de Queijo. Cês precisam comer um desses com um pãozin quentin, não precisa nem de manteiga, mas se quiser, use uma de qualidade ou então uma boa lasca, puro. Se gostar, pegue um lascão e taca na frigideira e faça assado deixando ele tostar dos dois lados, fica morenin e crocante, com aquela casquinha quié uma coisa de doido e por dentro molin, cremoso... êta, nóis, como somos felizes!
Agora, num me venham com esses queijos padronizados e dentro de embalagem plástica, tem de ser o legítimo QUEIJO MINAS DA REGIÃO DA SERRA DA CANASTRA, FEITO ARTESANALMENTE OU SEJA, UM QUEIJO COM SOTAQUE E JEITO DE MINEIRO, UM QUEIJO D.O.C.
Esse morenin é o famoso doce de leite de Viçosa, cremoso, saboroso, com uma qualidade inigualável, não tem para doce de leite de nenhum outro lugar, pode ser das estranja - Argentina, Uruguai ou de dentro do Brasil. Vem recebendo premiações seguidas. É encontrado em latas de 500g.
Pó comer puro, no mínimo uma colher de sopa cheiona, com queijo Minas ou no canudinho, aí é para comer pelo menos uns oito.
Fotos: Universo