sábado, 20 de dezembro de 2008

Mariana - Minas Gerais

Praça Cláudio Manoel - Catedral da Sé
A cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, distante 110km de Belo Horizonte, capital do estado, e a 12Km de Ouro Preto, faz parte do Circuito das Cidades Históricas, Circuito do Ouro e da Estrada Real. Foi o primeiro arraial, primeira vila, capital e primeiro bispado do estado das Minas Gerais. Foi fundada em 1696. É tombada como Monumento Nacional. Seus casarios e ladeiras guardam em seu traçado urbanístico a originalidade do primeiro e único projeto elaborado no período colonial.
A atual administração e seus cidaddãos estão preocupados em recuperar e preservar seu patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e gastronômico
Pude observar que além de um centro de convenções moderno, a iluminação está sendo embutida, o calçamento em pé-de-moleque do centro histórico e o casario estão em processo de manutenção. A cidade está limpa, apesar de não se ver lixeiras nos espaços públicos, há segurança com o policiamento da guarda municipal e câmeras de segurança em pontos estratégicos. Mariana está conscientizada da importância da preservação do seu patrimônio e de como viver do turismo sustentável. Você é bem recebido, há um centro de informações turísticas que orienta e dá as boas vindas.

Mariana, vá e conheça aspectos importantes de nossa história.


ÓRGÃO DA SÉ

. O famoso Órgão Arp Schnitger construído na primeira década do século XVIII em Hamburgo, Alemanha, por Arp Schnítger (1648-1719). É uma reliquia bem conservado e me pleno uso. É o único que se encontra fora da Europa, restam outros 30 órgãos fabricados pelo mesmo construtor que estão na Europa. Concertos são realizados pelas organistas Elisa Freixo e Josinéia Godinho sempre as sextas-feiras às 11h e domingos às 12:15h.

Vermeião recomenda: É imperdível

A estação ferroviária de Mariana construída em 1914 abriga uma biblioteca, centro multimídia e de lá partem e chegam os passeios pelo Trem da Vale que faz o trajeto Mariana-OuroPreto-Mariana às sextas,sábados e domingos. O passeio de Maria Fumaça dura cerca de 1h. O Trem está totalmente reformado, é limpo, seguro, possui rampa de embarque especial para um vagão adaptado com banheiro e espaço para cadeirantes.

Vermeião foi e gostou: Vale (sem trocadilho) fazer o passeio no Trem da Vale.



Dos restaurantes que provamos eu e Walcira, aprovamos o RAMPAS Restaurante e Buffet, a comida típica mineira servida no almoço é fresca, leve, saborosa e variada e detalhe importante é servida quente durante todo o tempo. A noite o cardápio dá conta do recado, é variado o suficiente para atender a vários gostos. Comida bem feita, cerveja gelada, as instalações são novas e de bom gosto, todos os ambientes impecavelmente limpos. Destaque também para o atendimento, rápido, com garçons educados, simpáticos e bem treinados. Os proprietários, a família Carneiro Araújo, estão à frente e atentos a tudo, são muito simpáticos e recepcionam bem a todos.

Edson e Seu Zézinho (da esq. p/ a direita), fazem parte da equipe responsável pelo ótimo atendimento no RAMPAS. Profissionais capacitados, atentos aos clientes, educados e gentis o tempo todo.
Vermeião comenta: Recomendo o RAMPAS. Parabéns pelo trabalho de toda a equipe.

Praça Minas Gerais - O mais belo conjunto arquitetônico barroco do Brasil.

Na praça estão situados o Santuário de N. Sra. do Carmo, a Igreja de São Francisco de Assis com destaque para as pinturas da sacristia, nave principal e para o túmulo do maior pintor do período colonial brasileiro: Manoel da Costa Athayde - Mestre Athayde, Antiga Casa de Câmara e Cadeia e o Pelourinho. Há outros locais para se visitar, destaques para o Museu da Música, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja de N. Sra. do Rosário, apresentação de retretas e bandas musicais aos domingos na Praça Dr. Gomes Freire. Mariana possui atualmente onze Sociedades e Corporações Musicais, é considerado o município mineiro com o maior número de bandas.

Sempre use os serviços de um guia de turismo profissional, tira-se mais proveito com as informações que você recebe, ganha-se tempo nas visitas, e as dicas são sempre boas. Vale a pena.
Aí estou com o Lourival nosso guia em Mariana, bem informado, tranquilo, simpático, educado e não força a barra para que você compre "lembrancinhas" da terra. Profissional!

VERMEIÃO COMENTA: "VOCÊ JÁ FOI A BAHIA? JÁ? ENTÃO VÁ VER MINAS GERAIS, SE NA BAHIA VOCÊ VIU MUITAS COISAS, EM MINAS VOCÊ VAI VER MUITO MAIS..."

Posted by Picasa