sexta-feira, 11 de maio de 2012

Com que direito eles sujam e poluem a minha cidade?

Com esse assunto encerro a fase "Tô de Bode!"

COM QUE DIREITO ESSAS PESSOAS, EMPRESAS, ÓRGÃOS PÚBLICOS E PREFEITURAS SUJAM BELO HORIZONTE? NÃO RESPEITAM LEIS E NÃO SÃO PUNIDOS. 

O que procuro demonstrar com as fotos abaixo publicadas, é uma pequena parte de como Belo Horizonte está poluída visualmente por cartazes de shows, anúncios de negócios em postes e caixas de comando de energia elétrica e outros serviços, faixas de diversos tamanhos, outdoors.

As calçadas em péssimo estado, não sei como a cidade foi avaliada em segundo lugar no Brasil, como sendo a cidade que possui calçadas em boas condições. Por onde andaram? Quais os critérios de avaliação?

Por onde você anda vê pixações, faixas, cartazes,cartazetes, placas, outdoors poluindo visualmente a cidade.

Calçadas quebradas, lixo espalhado nas ruas ou mal condicionados para coleta, jardins com mato, orelhões sujos e quebrados, lixeiras e postes de sinalização quebrados por vândalos, pessoas mal educadas.
Só se fala nas grandes obras para a Copa do Mundo!!! Essas dão visibilidade e possíveis votos dos inocentes, não o meu.

Como podem artistas famosos ou não, permitirem que seus cartazes sejam espalhados por todos os cantos da cidade, poluindo, enfeiando e sujando a minha cidade. Cidade que me cobra impostos para tudo, inclusive para limpeza e manutenção urbana.

Há leis que regulamentam isso? Se há, por que não são respeitadas? Por que a fiscalização não age? Porque se permite isso? Mesmo que haja leis permitindo essa sujeira, a cidade merece ficar limpa e seu cidadão o direito de viver em um ambiente limpo respeitado.

O irônico é que já ouvi, vários desses artistas dizer em entrevistas sobre preocupação com o meio ambiente, poluição, crescimento sustentável e outras cositas más, que seus agentes os instruem a falar para construir uma imagem de alguém que se preocupa com o país e o mundo.
Mas pelo jeito a coisa não é bem assim. Eles não sabem ou fingem ignorar o que se passa com suas imagens.

O que dizer das empresas e entidades governamentais que patrocinam e apoiam esses eventos? Vejam nos cartazes os nomes de Brahma, Banco do Brasil, Cemig, UNI BH, Governo Federal, Governo do Estado de Minas Gerais, Ministério da Cultura, Prefeituras. Pregam blá, blá ecológicos e fazem o contrário

O mais incrível é que muitos desses eventos são realizações de prefeituras de outras cidades, vejam por exemplo as cidades de Pará de Minas, Lagoa Santa, Santa Luzia, Sabará.

Por que eles vem sujar a minha cidade?

Moro no bairro Estoril - Buritis, onde está situada a universidade UNI-BH, são bairros com segunda população de Belo Horizonte. Eles insistem em realizar eventos com sons de alto calibre em seu campus, sem se importar com os vários tipos de inconveniências que provocam. Poluição sonora, trânsito caótico, lixo.

A desculpa é que há organização e que são autorizados pelos órgãos competentes ou in.

As vidas de pessoas doentes, alguns, talvez, até terminal, crianças recém nascidas, velhos, mulheres grávidas, pessoas que precisam ter direito a descanso depois de semanas de trabalho. Nada disso vale? O respeito ao direito da comunidade é mero detalhe?

A imagem da instituição nada vale nesse momento? Tudo vai para o lixo pelo direito de fazer uma festa universitária ou auferir receita com o aluguel de seu espaço para a realização de outros eventos?

Quando será que a Prefeitura de Belo Horizonte e os órgãos responsáveis pela qualidade de vida dos cidadãos, que pagam seus caríssimos impostos, vão ter a coragem de agir e fazer valer leis , tal qual a cidade de São Paulo, visando proteger a imagem da cidade (Olha que vem aí, a  famosa Copa do Mundo), a qualidade de  vida e saúde de nós cidadãos que pagamos a farra do boi com nossos impostos?

Sugestão, acabem de vez com essa sujeira, eliminem todos os outdoors, padrão para placas e locais de uso, criem totens em locais de visibilidade e bom tráfego de público para permitir a divulgação dos shows, com a utilização de cartazes padronizados. Quem quiser anunciar paga uma taxa por um período definido. Se o negócio é arrecadar, terceirize-se a instalação e exploração desses totens.

Fora disso é tolerância zero. Vamos limpar BH!


Vejam que belo sorriso da cantora, calçada e mato ao lado de um orelhão de difícil acesso

 
Sabará cidade histórica próxima a BH.

Cemig, Governo de Minas, Governo Federal, Chevrolet, Mec apoiam a poluição visual de BH

 

Esse usou outdoors em locais "legalizados"e cartazes 
 
 
Até o padre tá nessa de sujar a minha cidade
 
Cartaz da festa na UNI-BH. A seu eu te pego camarada.

 
Outro evento na UNI-BH

 
Esse Axé Brasil foi em Santa Luzia, cidade da região metropolitana

 
 
 
Vão colando uns cartazes sobre os outros, rasgam e jogam pedaços pelo chão

 
Esses deviam aproveitar suas tendências, ficarem possuídos e limpar a cidade

 
 
Essa foi mais discreta, fui ao show, se tivesse visto este cartazete antes, não teria ido. Ela não precisa disso, o teatro estava lotadaço.

 
 
Esse poste até que está limpo, colam cartazetes anunciando de tudo, um por cima do outro, fica uma meleca

Sujeira postal!





Todos nos cartazes acima são uns lindinhos, não são? Para mim são uns porcões

 
Lagoa Santa, fica na região metropolitana de BH



Fotos tiradas em diversos locais de Belo Horizonte