quarta-feira, 17 de março de 2010

Shaun Ellis - Vivendo com Lobos

Shaun Ellis

O britânico viveu dois anos, se alimentando e dormindo com uma família de lobos, totalmente afastado de humanos. Para narrar essa essa incrível aventura, lançou um livro com o título de "O Homem que Vive com os Lobos" (The Man Who Lives With Wolves), o livro foi escrito por Shaun Ellis em parceria com Penny Junor e conta como foi a sua experiência em viver com a matilha de lobos.

Antes dessa experiência, Ellis viveu por 7 anos com uma tribo indígena do estado de Idaho, nos Estados Unidos. Observando os lobos, aprendeu como eles se relacionavam.

Conseguiu se aproximar de uma matilha e viveu por cerca de dois anos como membro do grupo.

No início teve muito medo de ser atacado a qualquer momento e se alimentava do que os lobos comiam, ou seja, comia carne crua. As melhores partes, fígado, coração , rim eram comidas pelos líderes do grupo, para ele sobrava o pescoço, tórax e outras partes menos nobres.

Das muitas lições que aprendeu com essa convivência, foi que os lobos são compassivos e muito ligados à família. Ele compreendeu que assim como ele foi criado pelos seus pais e avós, assim como os lobos fazem. Os mais novos aprendem, adquirindo experiência e tendo os mais velhos para guiá-los.

"Com o passar do tempo o medo que sentia transformou-se num saudável respeito pelos lobos. Havia sempre uma linha tênue entre ser aceito e ser expulso do grupo, ou até mesmo ser ferido ou morto".

O momento mais incrível e assustador foi quando um lobo aparentemente o impedia de ir tomar água no rio. O lobo estava agressivo e o mordeu em várias partes do seu corpo , chegando mesmo a derrubá-lo dentro de uma árvore oca.

Horas depois, o mesmo lobo lambeu seu rosto e o conduziu ao rio, onde encontrou sinais de que um urso gigante havia andado por lá. " Então na verdade, aquele lobo salvou minha vida", disse Ellis.

A decisão mais difícil que teve que tomar, foi ter de deixar a sua família de lobos e retornar à civilização. "Levou meses até que eu voltasse a ter qualquer interesse na humanidade".

Pesquisa e fotos: Internet, BBC Brasil, Folha Online