terça-feira, 22 de junho de 2010

As paredes pintadas de Bruxelas e Dozza X Pichações

Postei essa apresentação com fotos de casas e prédios pintados na cidade Bruxelas, Bélgica. São pinturas de ARTE com qualidade e bom gosto, que embeleza, preserva e atrai visitantes para conhecer trabalhos que "artistas" de fato, legam a cidade.
Clique no link abaixo e veja como Bruxelas fica bonita.

Há na Itália, a cidade de Dozza, que realiza um festival anual de pinturas nas fachadas das casas. São convidados pintores de renome de toda a Itália, fazem pinturas que embelezam a cidade. Veja algumas fotos abaixo.


Dozza - Itália


BRASIL - ISSO É ARTE?

No Brasil, um bando de possíveis ignorantes sobre o que é arte e sugismundos, emporcalham nossas cidades com a complacência e inoperância das autoridades que deveriam proteger o patrimônio público e particular. Para mim isso é puro vândalismo. Vi numa emissora de TV uma figura patética que mal sabe falar errado o português, afirmar que pichar "... é pura ADRENALINA" (pena que o repórter não perguntou para ele o que era ADRENALINA), e que ele continuaria a pichar, pois era uma forma de protesto . Ainda ouvi alguém dizer em defesa das pichações que isso era uma forma de arte popular e que deveria se fazer um estudo sobre o assunto e promover esse tipo de manifestação artística. E o cara era um intelectual, não sei de que, de uma Universidade não sei de onde, fiz questão de não guardar o nome dele, nem o que faz e onde. Avalie pelas fotos acima o que é arte de verdade e tire as suas conclusões.

Dica da Sonia Nigri, amiga do Rio. - Fotos de Dozza - Itália: UNIVERSO