segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MPQ - Música Popular de Qualidade - Noel Rosa 100 anos

Noel de Medeiros Rosa, nasceu em Vila Isabel - Rio de Janeiro em 11 de dezembro de 1910 e morreu em 4 de maio de 1937 no Rio. Cantor, compositor, violinista e bandolinista, um dos mais importantes nomes da música popular brasileira. Noel viveu apenas 26 anos e deixou uma obra de mais de 300 músicas. Foi o compositor que uniu o samba do morro com o asfalto.

Cronista de seu tempo deixou obras com letras inteligentes. Orestes Barbosa que foi seu parceiro na música "Positivismo", classificou Noel como o "Rei das letras".

Documentos de Noel Rosa

Em 11 de dezembro de 2010, comemorou-se 100 anos do nascimento de Noel Rosa.

Noel à direita, com os braços cruzados ouve Marília Batista, sua interprete favorita.

Noel conheceu Marília no Grêmio Esportivo 11 de Junho, onde ela cantaria na hora de arte. Marília havia ganho de seu pai um violão espanhol, caro e raro. Deixou o violão num canto após a sua apresentação. Quando ela procurou pelo violão, disseram que um rapaz (Noel) que iria se apresentar aquela hora estava com ele. Então Lamartine Babo apresentou, vem aí "um rapaz gago, mas bom compositor" e pediu que a plateia não risse do coitado. Entra Noel cantando o samba "Gago apaixonado". A plateia querendo estourar de rir, se segurava para não magoar o pobre rapaz.

Ouça abaixo o samba do Gago apaixonado

Aracy de Almeida foi outra grande interprete e responsável pelo resgate da obra de Noel Rosa na década de 50, quando começou a incluir em seu repertório as músicas de Noel que estavam esquecidas. Outros interpretes que gravaram as músicas de Noel Rosa, foram Mário Reis, Francisco Alves.



Noel Rosa era tímido e franzino, mas era um grande gozador e não livrava a cara de ninguém. Ademar Casé, foi pioneiro em comprar horários na Rádio e vender os espaços para anunciantes. Programa Casé, estreou na Rádio Philips em 1932 e ficou no ar por 20 anos em diversas emissoras. Nele se apresentavam nomes como Donga, Pixinguinha, João da Baiana. Noel era o contra-regra do programa e também cantava, apesar de sua voz ser pequena. Casé um dia mandou uma ordem para todos os cantores para mudarem o repertório, pois estavam repetindo muito as mesmas músicas. Noel foi o único que concordou com o chefe e apresentou a nova relação das músicas que cantaria naquele mês, os demais chiaram, mas se enquadraram. O chefe ficou satisfeito em não ter sido contrariado.

No dia do programa Noel se apresenta e canta as mesmas músicas de sempre, havia mudado apenas os nomes...

O parto de Noel Rosa foi complicado, foi usado o forceps, que causou fratura no seu queixo e provocou paralisia em dos das faces. Nasceu também com hipoplasia - desenvolvimento limitado da mandíbula - provável Sindrome de Pierre-Robin, o que chamava atenção em sua fisionomia e o marcou em toda sua curta existência.

Noel na época do Conjunto dos Tangarás

Aprendeu a tocar bandolim de ouvido e se apaixonou pela música, com ela conseguia atenção das pessoas e conquistava muitas namoradas. Aprendeu também violão e se tornou um boêmio nas noites do Rio. Passava noitadas em roda de sambas, fumando e tomando muita cerveja, logo seus estudos de medicina foram relegados a um segundo plano e depois abandonados. participou de vários conjuntos musicais, destacando-se o Bando de Tangarás, com Henrique brito, Braguinha - João de Barro - Alvinho e Almirante.

Toada do Céu e Minha Viola, foram suas primeiras composições gravadas por ele mesmo. O primeiro sucesso foi Com que roupa? em 1930. Esse samba Noel compôs num dia em que seus amigos o chamaram para sair para a noite e sua mãe havia escondido suas roupas, para evitar que ele saísse para mais uma noitada de música, bebidas, mulheres, sambas e cigarros. Pois Noel nascera com uma saúde frágil e não se cuidava. Noel perguntou "Com que roupa eu vou?". Surgindo daí a inspiração de seu primeiro sucesso. Suas letras são de muito humor e com críticas ao cotidiano das coisas que vivenciava.

Wilson Batista

Houve entre Noel e Wilson Batista uma polêmica musical. Ambos criaram músicas se atacando e em resposta ao outro. Daí surgiram palpite Infeliz e feitiço da Vila, duas das obras mais conhecidas de Noel.

Pelo lado de Wilson Batista houve uma derrapada de mau gosto ao chamar Noel de Frankestein em um de seus sambas. Fato que depois Wilson se arrependeu muito. Noel e Wilson tornaram-se amigos e compuseram juntos.


Abaixo, a mesma polêmica musical com o MPB4 e Aracy de Almeida - falta nesse vídeo a música Conversa Fiada de Wilson Batista, resposta a Feitiço da Vila de Noel Rosa.

Ceci
Noel era boêmio e mulherengo, teve muitas namoradas e várias amantes casadas. Sua grande paixão foi Ceci - Juraci Correia de Araújo, sua grande amante. Noel a presenteava e recebia amizade, carinho , amor e prazer. Noel compôs para Ceci a música "Dama do Cabaré".

Casou-se com Lindaura Medeiros Rosa, ela abortou o filho que esperavam e nunca mais pode engravidar.
Noel lutou contra a tuberculose, mas devido a sua boêmia, não conseguia a cura. Esteve em Belo Horizonte, cidade que tinha um clima mais frio e seco e que era recomendada pela sua altitude para tratamento de doenças pulmonares. Mesmo em Belo Horizonte, não deixou a vida noturna, as mulheres, o cigarro, a bebida e as rodas de samba. Durante sua estada em Belo Horizonte, Noel escreveu para o seu médico Dr. Graça Melo:

"Já apresento melhoras: pois levanto muito cedo... deitar às 9 horas, para mim, é brinquedo. A injeção me tortura e muito medo me mete, mas... minha temperatura não passa de 37./ Nessas balanças mineiras de variados estilos trepei de várias maneiras e .. pesei 50 quilos. Deu resultado comum meu exame de urina. Meu sangue 91% de hemoglobina. Que meu amigo Edgar arranque deste papel o abraço que mandar o seu amigo, Noel".

Voltou ao Rio e dizia estar curado, 2 anos depois, faleceu em sua casa de Vila Isabel. Enquanto sua música De babado era cantada numa festa na casa de um de seus vizinhos, falou para seu irmão Hélio que estava com ele: " Estou me sentindo mal. Quero virar para o outro lado". Virou e sua mão tamborilou em sua mesinha de cabeceira. As batidas foram enfraquecendo, seu coração parou. Noel se foi.

Pesquisa e fotos: Internet - Wikipédia - Vídeos: YouTube