quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Prato do dia - Bacalhau sobre cama de cebola, pimentão amarelo e vermelho, azeitonas pretas e ervas com batatas ao murro


Fiz lombo de bacalhau fresco e dessalgado, assado sobre uma camada de cebola fatiado fino, pimentão amarelo e vermelho cortado em tiras finas (Juliana), pitada de sal, ervas de provence, azeitona preta portuguesa, muito azeite e 1 anis estrelado.
As batatas foram cozidas inteiras e com casca, prontas, dei um murro em cada uma e coloquei uma porção de balsâmico trufado sobre cada uma. Isso criou uma casca crocante, onde estava o balsâmico (ver na foto a parte escura de cima das batatas) e um sabor diferente.
Levei ao forno num refratário, como está na foto e deixei assar e tomar sabor por cerca de 30 minutos. Ficou com um leve perfume e sabor de cada ingrediente.
Servi em seguida como na foto acima, acompanhado de arroz branco e pão.
Para lavar os dutos de descida da garganta, um prosecco brut.

Preparo do prato e fotos: UNIVERSO

Prato do dia - Risoto ao vinho com pera e lâminas de amêndoas tostadas


Fiz uma receita de risoto normal, adicionei vinho tinto em substituição ao vinho branco, peras em cubos bem maduras para se comer com a casca e lâminas de amêndoas tostadas numa frigideira.
Como acompanhamento costelinha de porco assada, temperada apenas com sal, alho, pouca cebola picadinha e folha de louro.
Para umedecer a palavra um vinho tinto cabernet sauvignon.
Fotos e preparo do prato: UNIVERSO