quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cartola, não o sambista, a sobremesa

A sobremesa Cartola foi criada em Picuí no interior da Paraíba. Hoje é muito comum de se encontrar em Pernambuco, Rio Grande do Norte. Algumas pessoas fazem Cartola acrescentando chocolate, leite condensado, usam além dos queijos de coalho ou manteiga, a mussarela, deixam a cobertura de açúcar e canela crocante dando uma gratinada com um maçarico ou num forno elétrico.
Eu prefiro a receita tradicional que está abaixo ou modificada à mineira.

Cartola

Ingredientes
Bananas nanicas cortadas ao meio no sentido do comprimento
Queijo de coalho ou manteiga em fatias de 1,5 cm de espessura
Açúcar e canela em pó misturados a gosto
Manteiga para fritar as bananas

Modo de preparo
Numa frigideira frite as fatias de bananas na manteiga, deixe ficar bem douradas/carameladas e molinhas. Coloque em seguida no prato em que vai servir.
Derreta as fatias de queijo e ponha por cima das bananas
Polvilhe com a mistura de açúcar e canela, sirva em seguida

Dicas:
Uso o queijo Minas meia cura em substituição ao queijo de coalho com ótimos resultados. Deixo o queijo derreter até formar aquela crosta dourada e começando a queimar.

Já fiz com a mussarela Tirolez comum e ficou bom também.

Quanto a usar queijo coalho, você encontra no Verdemar pelo menos duas marcas, ambas atendem bem. Detalhe, o queijo coalho pode ou não ficar bem derretido, depende de como ele foi feito. Em Pernambuco há quem diga que o queijo coalho de melhor qualidade não derrete totalmente e que o de qualidade inferior derrete mais. Outros afirmam que não tem nada disso, existem dois tipos de queijo coalho, um para ser assado, que não derrete tanto e outro mais macio que derrete mais.
Portanto, tente achar dos dois tipos, faça seu teste e a sua escolha. Já provei Cartola com os dois tipos de queijo coalho e ambos são ótimos. O queijo manteiga do nordeste fica mais derretido, muito similar a textura do queijo Minas, porém é mais gorduroso.
Faça e depois me diga o quanto é deliciosa a Cartola.

Foto: Internet - Cartola preparada pelo tradicional Restaurante Leite, em Recife