terça-feira, 30 de junho de 2009

ABÓBORA RECHEADA COM CARNE SECA

A pedidos aí vai a receita de abóbora recheada com carne seca.
Foto e preparo do prato: UNIVERSO E WALCIRA

INGREDIENTES:

1Kg de carne-seca
1 abóbora moranga madura, alta e sem buracos na casca
1 cebola grande cortada em rodelas finas ou ralada
2 colheres (sopa) de azeite
1 vidro de leite de coco
Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARAR:

Retire o excesso de gordura da carne seca e corte em pedaços.

Pegue uma tigela grande, coloque os pedaços de carne, cubra com água, vede com filme plástico e coloque na geladeira. Deixe de um dia para o outro, tomando o cuidado de trocar a água a cada 4 horas. No final, escorra a água e passe a carne em água corrente.

OPÇÃO 1: PARA TIRAR O EXCESSO DE SAL DA CARNE SECA COLOQUE A CARNE EM UMA VASILHA COM LEITE E DEIXE NA GELADEIRA ATÉ O DIA SEGUINTE. DESCARTE O LEITE. PASSE A CARNE EM ÁGUA CORRENTE PARA TIRAR O EXCESSO DE LEITE.

OPÇÃO 2: COLOQUE A CARNE NUMA PANELA COM O LEITE, LEVE AO FOGO E DEIXE O LEITE AQUECER BEM , QUASE INICIANDO FERVURA. RETIRE A CARNE DO LEITE E PASSE EM ÁGUA QUENTE PARA TIRAR O EXCESSO DE LEITE.

Coloque então numa panela de pressão, adicione água. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 20 MINUTOS, até ficar macia e ao ponto de desfiar.Escorra a água, deixe esfriar e desfie a carne. Reserve.

Aqueça o forno em temperatura alta.

Corte uma tampa na abóbora, tire as sementes. Esfregue por dentro e por fora azeite e sal até sentir os granulado do sal nas mãos.

Recoloque a tampa na abóbora e embrulhe em papel alumínio. Abaixe o forno para a temperatura média.Asse a abóbora no forno por cerca de 1 hora, ou até ficar macia. espete com um garfo, que deve penetrar maciamente na casca.

Enquanto isso, coloque numa panela a cebola e refogue no azeite. Coloque a carne e refogue, mexendo durante 10 minutos, adicione o leite de coco e deixe cozinhar por mais uns 3 a 4 minutos. Retire do fogo. atenção para ver se necessita apurar o sal. Reserve.

Retire do forno a abóbora, desembrulhe, retire a tampa, forre com lâminas finas de mussarela e coloque dentro a carne-seca com o refogado, cubra com duas lâminas de mussarela, recoloque a tampa e volta ao forno por mais 10 minutos. Leve em seguida para a mesa.

SERVIR: Retire a tampa. Com uma colher raspe com cuidado a polpa da abóbora e vá misturando delicadamente tudo muito bem, cuidando para não romper a casca da abóbora.

Sirva porções de abóbora e carne seca com arroz branco.

Ao temperar a abóbora, passe antes por dentro e por fora, com as mãos, uma camada de azeite e em seguida sal por dentro e por fora.

Pode-se também assar a abóbora sem embrulhar em papel alumínio.

Cuidado para que a abóbora não asse demais, pois na hora de por o recheio ela poderá rachar. Para ver se está macia espete um garfo na casca, ele devera entrar suavemente e sair limpo.

Para que a tampa não caia dentro da abóbora durante o cozimento, espete palitos em torno da tampa.

Pode-se fazer a abóbora com recheio de frango desfiado (peito) e com creme de leite ou então com camarão, leite de coco e creme de leite.

A abóbora pode ser forrada por dentro, após cozida, com fatias finas de mussarela e depois por o recheio de carne seca, frango ou camarão.

RENDIMENTO: 8 porções.

4 comentários:

  1. Isso deve ser muuuuuuuito gostoso....

    ResponderExcluir
  2. É muuuuuuuito gostoso, sim. O preparo é super fácil. Faça e depois me diga. Abraços, volte sempre. Obrigado por visitar o blog.Universo.

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE QR FAZE PR MINHA ESPOSA BJOS

    ResponderExcluir
  4. Pode fazer que vc. vai ganhar muitos pontos com ela. Obrigado pela visita ao blog, volte mais.
    Abraços e boa sorte.
    Um abraço do Universo

    ResponderExcluir